1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora conta com 170 participantes

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/04/2025 às 20:50   |   Imprimir

Na última sexta-feira (28), Santo Ângelo foi palco da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, um evento que contou com a participação de 170 pessoas, incluindo conselheiros e profissionais da saúde, além de acadêmicos e professores. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Saúde, foi um importante momento de debate, reflexão e formulação de políticas públicas para a saúde no município, com desdobramentos nas esferas federal e estadual.

A programação teve início com a apresentação do Coral Voz das Missões, regido pelo maestro Claus Jerke. Após a abertura, foi realizada uma palestra sobre a situação da saúde do trabalhador, conduzida pelo analista de infraestrutura da 12ª Coordenadoria de Saúde Douglas do Santos Hass. Ele falou sobre a realidade da saúde do trabalhador na cidade e na região, destacando os desafios e as melhorias necessárias. Em seguida, a psicóloga e professora da URI, Giana Bernardi de Brum Vendruscolo, abordou o tema “Relações de Trabalho e Condições de Adoecimento”, trazendo reflexões sobre os impactos das condições de trabalho na saúde dos trabalhadores.

Após as palestras, os participantes foram divididos em três grupos de discussão, com o objetivo de elaborar propostas para aprimorar a saúde dos trabalhadores no município. O Grupo I, facilitado pelo professor Tiago Bittencourt de Oliveira, da URI, discutiu a “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. O Grupo II, sob a coordenação dos professores do IESA Cassiana Siebert e Leonardo Soares Lopes, tratou das “Novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora”. Já o Grupo III, organizado pela docente Sandra Cardoso, do IFFAR de Santo Ângelo, refletiu sobre a “Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para a efetivação do controle social”.

Além de contribuir com as discussões, os participantes também apresentaram três moções por grupo, com propostas que visam o fortalecimento da saúde do trabalhador no município. Durante o evento, também foram escolhidos quatro delegados, juntamente com seus suplentes, que representarão Santo Ângelo na 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT), que ocorrerá em Porto Alegre, no mês de junho.