Santo Ângelo define adesão ao Sistema de Segurança Pública do Estado

  • Efetivação e ampliação do videomonitoramento foram tratadas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública

    Assunto: Segurança  |   Publicado em: 04/04/2018 às 14:43   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa coordenou nesta semana a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGIM), que envolve doze órgãos das três esferas de governo ligadas ao setor, para debater políticas afins e definir estratégias para a área. 
Um dos assuntos definidos na reunião foi à adesão do município ao Sistema Integrado de Segurança Pública do Governo do Estado, garantindo que Santo Ângelo tenha acesso aos programas e recursos para o setor. 
Entre as abordagens avaliadas como prioritárias pelas autoridades estão à modernização, efetivação e ampliação do videomonitoramento da cidade, sistema que vem dando certo e contribuindo para a redução da criminalidade e prevenção à violência. No entanto, existe a consciência coletiva das autoridades de que o sistema precisa ser aprimorado e ampliar sua abrangência, atingindo outras áreas urbanas que registram grande fluxo de pessoas, de veículos e com altos índices de criminalidade. 
Os órgãos de segurança pública e o Governo Municipal defendem a instalação de mais câmeras de vigilância, além das 24 já existentes. “O videomonitoramento é uma ferramenta fundamental na contenção de atos ilícitos, da criminalidade e da violência, e tem sido um grande facilitador do trabalho dos órgãos de segurança Pública”, reconheceu o prefeito Jacques Barbosa. 
GGIM 
Durante a reunião foi empossado o secretário-executivo do GGIM, Lindomar Cristani dos Santos, que será o agente de relação institucional do Governo Municipal com os órgãos de segurança pública e com a comunidade santo-angelense. Cristani estará atuando em conjunto com os demais setores na elaboração e encaminhamento de projetos para a área de segurança pública e em programas de prevenção à violência e à redução da criminalidade. 
Segundo o prefeito, com a posse do secretário-executivo, Santo Ângelo avança em direção às modernas políticas públicas de segurança e habilita-se a buscar recursos junto à União para investir no aprimoramento da segurança à sociedade local.

Fotos: Fernando Gomes