Município e instituições preparam a Semana “Quebrando o Silêncio”

  • Avaliação do evento realizado em 2017 aponta aumento no número de denúncias de violência doméstica e abuso aos órgãos de segurança

    Assunto: Segurança  |   Publicado em: 07/05/2018 às 13:21   |   Imprimir

O Gabinete do Executivo Municipal sediou na manhã desta segunda-feira, 07, reunião preparatória à Semana “Quebrando o Silêncio”, que será realizada de 22 a 25 de agosto, tendo como tema central deste ano, o combate e a prevenção ao suicídio, bullyng e à depressão, programação que integra o Calendário Oficial de Eventos de Santo Ângelo.
Durante o encontro, depoimentos dos representantes da segurança pública, da justiça, da educação, do Conselho Tutelar e de outras instituições voltadas à defesa da criança e do adolescente, avaliaram a Semana “Quebrando o Silêncio”, realizada pela primeira vez em Santo Ângelo no ano passado, como canal eficaz e incentivador às denúncias de abuso e violência doméstica, inclusive com aumento de registros junto aos órgãos competentes. 
Para este ano, a programação está sendo discutida entre o Governo Municipal, Câmara de Vereadores e as instituições apoiadoras, e a ideia é mobilizar as escolas públicas e privadas de Santo Ângelo e buscar uma maior participação dos pais para debater temas de grande relevância social, como a prevenção à violência, ao uso de álcool e drogas, abuso sexual, suicídio, depressão e bullyng, considerados os grandes males da atualidade. 
O prefeito Jacques Barbosa destacou a rede que tem se formado em Santo Ângelo na conscientização, proteção e prevenção à violência com foco na infância e juventude, lembrando programas desenvolvidos como o Proerd, o CIPAVE, o “Quebrando o silêncio”, “Papo de Responsa” e a Semana de Prevenção e Conscientização às Drogas. Jacques defendeu a organização de um calendário anual com estes eventos, como forma de fortalecer a rede de proteção. Para o prefeito, um assunto que também deve ter sua discussão ampliada é a atenção aos idosos, sugerindo a criação de ferramentas de apoio.
PROGRAMAÇÃO
Ficou acertado que uma ampla programação será preparada para a Semana “Quebrando o Silêncio” com palestras, apresentação de curtas metragens e esquetes teatrais abordando os temas propostos para este ano. 
A SEMANA
A Semana “Quebrando o Silêncio” é promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde 2002, em oito países da América Latina, envolvendo Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, com o objetivo de combater e prevenir o abuso e a violência doméstica, incentivando a denúncia das vítimas aos órgãos de competência. Em Santo Ângelo, uma lei municipal inseriu a programação no Calendário Oficial de Eventos em 2017 e consta de atividades informativas e de conscientização, na quarta semana de agosto. 
PRESENÇAS
Participaram da reunião no Gabinete do Executivo, o secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Oliveira, o vereador Adolar Queiroz, o promotor de Justiça Renato Tirapelle, o diretor do Colégio Adventista de Santo Ângelo, David Martins, os representantes da Brigada Militar – Proerd e Patrulha Maria da Penha -, da Polícia Civil – Papo de Responsa -, do Conselho Tutelar, da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Conselho Municipal Anti-Drogas, do Gabinete da Primeira-Dama e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Fotos: Fernando Gomes