Comunidades do interior, Governo Municipal e Brigada Militar debatem ações para a segurança

  • Reunidas no Distrito de Buriti, lideranças interioranas ainda foram informadas sobre as ações do poder público e apresentaram demandas aos secretários

    Assunto: Segurança  |   Publicado em: 16/07/2019 às 15:35   |   Imprimir

Lideranças de comunidades do interior estiveram reunidas na tarde dessa segunda-feira, 15, para tratar da segurança pública e de outras demandas. A reunião foi realizada no Clube Flor de Maio e contou com as presenças do vice-prefeito Bruno Hesse; tenente Andréia Patrícia da Silva Santos, representando o comando do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon); secretários municipais de Obras, Adolar Queiroz; dos Transportes, João Terra do Amaral; de Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Gerson Rodrigues; chefe de Gabinete, Airton Peruzzi; presidentes do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin.
Participaram do encontro moradores do Distrito de Buriti, de Atafona, Municipal e Ressaca da Buriti e agentes comunitárias de saúde. Em nome da comunidade, a presidente do Núcleo Comunitário da Buriti, Glaci Stroschoen, saudou os presentes e destacou a necessidade de encontrar soluções para os problemas ligados à segurança. 
O vice-prefeito Bruno Hesse reforçou a política do Governo Municipal de dialogar com as comunidades em busca de soluções. “As dificuldades financeiras dos municípios são conhecidas, mas procuramos encontrar caminhos para garantir investimentos necessários. Por isso, permanentemente o governo está reivindicando recursos federais e estaduais através de projetos e, também, com financiamentos viáveis. E os resultados estão acontecendo. Por exemplo, estamos adquirindo duas motoniveladoras, uma retroescavadeira e um caminhão para a Secretaria dos Transportes melhorar cada vez mais as estradas, o que é essencial para os moradores do interior”.
Sobre segurança, Hesse lembrou que estão sendo trabalhados projetos para melhorar as condições de internet e de fornecimento de energia elétrica no interior. Salientou ainda a recuperação da iluminação pública interiorana que está sendo feita pela Secretaria de Obras. “E isso possibilitará reforço em ações preventivas de segurança, como monitoramento por vídeo. Mas é preciso ainda pressionar para que as operadoras melhorem o sinal do telefone celular, o que também é imprescindível”. ´
O pastor Odil Sontag agradeceu a atenção que está sendo dispensada pelo poder público para as demandas das comunidades do interior. Acentuou que a prevenção é a maneira mais correta de enfrentar os problemas de segurança. “Precisamos agir com auxílio mútuo. Os vizinhos precisam se importar uns com os outros”. 
Sontag citou como exemplo o grupo de WhatsApp criado pelo comandante do 7ºRPMon, tenente-coronel José Jornada, que reúne lideranças de comunidades do interior que trocam informações. “Esse grupo está em funcionamento e será ampliado. A comunicação preventiva de qualquer movimento estranho pode ser decisiva para evitar uma ação criminosa”. No entanto, os presentes lembraram as dificuldades de sinal de telefonia celular nas comunidades e isso prejudica essa ação.
Outra ideia é instalar pontos de vídeomonitoramento em locais estratégicos. “Esse pontos podem contar com placas de energia com ponto de internet. Tudo isso está sendo discutido com as comunidades, a Brigada Militar e o Governo Municipal”.
A tenente Andréia Santos elogiou a organização das comunidades. Segundo ela, essa organização é decisiva em se tratando de medidas preventivas de segurança pública num cenário de dificuldades, inclusive de efetivo.
A tenente também recordou que a patrulha rural da BM foi ampliada para intervenções noturnas, período de maior incidência de roubos e furtos, incluindo abigeatos. “Agora procuramos intensificar essa atuação durante o dia, para que a comunidade visualize a presença das viaturas e sinta-se mais segura”.
Andréia e o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz, solicitaram ainda que a comunidade faça o registro das ocorrências. De acordo com a tenente, muitas vezes, o cidadão não faz o registro por entender que não dará resultado, porém, isso prejudica as estatísticas da segurança. “Essas estatísticas são as que definem investimentos e ações e por isso os registros são muito importantes para a Brigada Militar”.
Na segunda parte do encontro, os secretários municipais e o diretor do DMT atenderam a comunidade para falar das várias ações que estão sendo realizadas e ouvir as demandas.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes