Acidentes nas vias urbanas caem 21% no primeiro quadrimestre

  • Ações e investimentos do Governo Municipal em conjunto com a Brigada Militar resultam em um trânsito mais seguro para Santo Ângelo

    Assunto: Trânsito  |   Publicado em: 31/05/2019 às 15:49   |   Imprimir

Relatório divulgado pelo comando do 7º Regimento de Polícia Montada de Santo Ângelo aponta para uma redução de 21% nos acidentes de trânsito no perímetro urbano no primeiro quadrimestre deste ano. Conforme o levantamento, a Brigada Militar registrou de janeiro a abril, 100 acidentes de trânsito com lesão corporal, sendo que no mesmo período do ano passado foram registrados 126. 
Na avaliação do diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Gerson Rodrigues, a redução está ligada aos investimentos e ações do Governo Municipal, em conjunto com a Brigada Militar, para a conscientização dos motoristas e com a fiscalização mais ostensiva no trânsito a partir do funcionamento do radar estático de velocidade em diferentes horários do dia nas avenidas Salgado Filho, Getúlio Vargas, Ipiranga, Rio Grande do Sul, Venâncio Aires e Sagrada Família. 
De acordo com o diretor, também contribuem de forma significativa para a redução dos acidentes, ações de governo como a manutenção permanente da sinalização viária vertical e horizontal, a instalação de novas faixas elevadas de segurança em áreas de grande circulação de pessoas e veículos, e o funcionamento pleno do sistema de videomonitoramento, com 24 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade que inibem eventuais excessos. Ações de ordenamento do trânsito também foram lembradas pelo DMT como importantes na prevenção de acidentes. Entre elas, a instalação de uma rótula na Avenida Venâncio Aires, no cruzamento com a Avenida Rio Grande do Sul. 
RADAR
Gerson Rodrigues reforça que as fiscalizações eletrônicas são realizadas em pontos que registram os maiores índices de acidentes graves e/ou gravíssimos. “A iniciativa foi positiva. Neste primeiro quadrimestre foram fiscalizados 21.471 veículos e apenas 243 foram autuados trafegando acima do limite de velocidade permitido. A população está se conscientizando cada vez mais. Continuamos o trabalho para reduzir ainda mais o número de acidentes na área urbana e salvar vidas”, assinalou.
O radar estático de velocidade entrou em funcionamento em Santo Ângelo no dia 21 de janeiro, após um período de duas semanas de testes com os motoristas. Em fevereiro, a velocidade máxima permitida para trafegar nos trechos fiscalizados, passou de 50 para 60 quilômetros horários, com tolerância de até sete quilômetros acima do limite.
ACIDENTES DE TRÂNSITO
O DMT destaca que no primeiro quadrimestre deste ano, não houve registro de acidentes que resultaram no óbito de pessoas, no perímetro urbano de Santo Ângelo. Já no ano passado, no mesmo período, apenas um acidente com vítima fatal foi registrado. Os números levam em consideração os dados do DETRAN/RS, que indicam 49.798 veículos em circulação no município.

Fotos: Fernando Gomes/Arquivo