Pane na rede elétrica queima semáforos no centro da cidade

  • DMT desativou sinalização da Rua 15 de Novembro com Avenida Brasil e substituiu os danificados. Modernização semafórica da cidade deve iniciar em 90 d

    Assunto: Trânsito  |   Publicado em: 21/08/2019 às 16:12   |   Imprimir

Uma pane na rede elétrica registrada nesta terça-feira, 20, na Avenida Brasil provocou a queima das placas digitais dos semáforos da Rua Antunes Ribas com a Avenida Brasil e da Rua Marechal Floriano esquina com a Avenida Brasil. O prejuízo estimado pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Gerson Rodrigues, é de R$ 15 mil. 
A solução encontrada pelo DMT para normalizar a sinalização do tráfego nas vias foi desativar o semáforo da Rua 15 de Novembro, esquina com a Avenida Brasil, e instalar nos pontos de maior movimento, como é a situação dos cruzamentos da própria avenida com a Antunes Ribas e com a Rua Marechal Floriano. 
O DMT alerta aos motoristas no cruzamento onde foi desativado o semáforo, e pede a atenção para a passagem preferencial de veículos de quem transita pela Rua 15 de Novembro. 
Os dois equipamentos afetados pela descarga elétrica foram colocados em funcionamento ainda na quarta-feira, 21.
INVESTIMENTO
Preocupado em melhorar a condição do trânsito local, o Governo Municipal está viabilizando a aquisição de conjuntos de semáforos para instalação em quatro pontos da cidade. São equipamentos modernos, com tecnologia de última geração e que oferecerão segurança e agilidade para motoristas e pedestres.
Os novos semáforos serão instalados nos cruzamentos da Avenida Brasil com a Rua Marechal Floriano; na Antunes Ribas com a Avenida Brasil; Na Três de Outubro com a Antunes Ribas e na Marquês do Herval com a 25 de julho.
Gerson Rodrigues, diretor do DMT, afirma que com os novos semáforos, aqueles que estão nos pontos indicados para a troca serão destinados a novos cruzamentos e possibilitarão ainda que o departamento conte com um equipamento de reserva para casos como o que ocorreu nesta semana de dano causado por pane na rede elétrica. 
Os semáforos que serão licitados em breve possuem grupo focal mais nítido, facilitando a visualização e contam com controladores exatos de tempo entre as mudanças de sinais, tecnologia de led e layout diferenciado. Também dispõem de sinalizador para os pedestres.
O prazo entre a publicação do edital, ocorrida no dia 31 de julho, e o início da implantação dos novos equipamentos é estimado em cerca de 90 dias.

Foto: Fernando Gomes/Arquivo