DMT reforça trabalho preventivo na Semana Nacional de Trânsito

  • Redução de 24% no número de acidentes em Santo Ângelo no primeiro semestre do ano foi destacada

    Assunto: Trânsito  |   Publicado em: 19/09/2019 às 08:51   |   Imprimir

Celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito será aberta nesta quarta-feira,18, com reunião promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), na Sala dos Conselhos do Centro Municipal de Cultura.
A iniciativa tem o objetivo de conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano, que buscam tornar as vias e rodovias públicas mais seguras e humanas, em defesa da preservação da vida.
O diretor do DMT, Gerson Rodrigues, destacou que tema deste ano, “No trânsito, o sentido é a vida”, mais uma vez tem o propósito de envolver todos os atores da sociedade, engajados na luta pela diminuição dos índices alarmantes de mortes e sequelados no trânsito. O prefeito em exercício Bruno Hesse participou da reunião e lembrou que somente com a união daqueles envolvidos no controle e organização do trânsito na conscientização e prevenção é que vai determinar o estancamento no número de acidentes e vítimas.
Além das ações de educação para o trânsito, Hesse citou ações que o Governo Municipal vem realizando, como o investimento em recuperação de vias que são consideradas rotas alternativas para artérias de grande fluxo e a instalação de novos conjuntos de modernos semáforos, o que deverá acontecer em breve. "São oito conjuntos de semáforos com alta tecnologia, temporizadores, lâmpadas de led e, também, botoneiras para acionamento pelos pedestres. São medidas que ajudam a melhorar o trânsito."
Gerson citou estatística mostrando que em Santo Ângelo, no primeiro semestre, foi registrada queda de 24% no número de acidentes. Reforçou as ações de conscientização, orientação e prevenção e o trabalho de educação para o trânsito nas escolas. Porém, lembrou que a maioria dos acidentes é causada por questão comportamental dos condutores e não por falha em sinalização.
Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), mais de 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores. De acordo com esses dados, os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo o cansaço.
Participaram da reunião, o tenente Noli Belmiro dos Reis, do Comando Rodoviário da Brigada Militar; os secretários municipais Adolar Queiroz (Obras) e José Carlos Ferraz (Planejamento); Pedro Ribeiro, presidente do Sindicato dos Taxistas; representantes do Samu e dos CFCs.