Ampliação do rotativo abrirá 158 novas vagas de estacionamento

  • Implantação da zona azul em Santo Ângelo reduz a zero número de furtos arrombamentos de veículos nas áreas cobertas pelo sistema rotativo

    Assunto: Trânsito  |   Publicado em: 23/04/2021 às 16:23   |   Imprimir

A área central da cidade estará ganhando nos próximos dias, mais 158 novas vagas de estacionamento rotativo com a ampliação da zona azul, incluindo espaços dedicados a idosos (4) e deficientes físicos (3), abrangendo a Avenida Brasil e as ruas Antunes Ribas e dos Andradas. A medida também irá abrir novas frentes de trabalho com a contratação de monitores para atuação no trecho concedido pelo município à empresa Rek Parking.
A previsão é de que a cobrança tenha início no dia 3 de maio, nos trechos da Avenida Brasil, entre as ruas Quinze de Novembro e Antunes Ribas; da Rua Antunes Ribas entre a Avenida Brasil e a Rua dos Andradas; e na Rua dos Andradas no trecho entre as ruas Antunes Ribas e Marechal Floriano.
O anúncio foi feito pelo diretor da Coordenadoria Municipal de Trânsito, Gerson Fernando Rodrigues, com base em decreto municipal. Segundo ele, a ampliação da área da zona azul atende a uma demanda do comércio estabelecido em face à dificuldade de vagas para estacionamento nos trechos. “A partir do pleito dos empresários, a Coordenadoria de Trânsito promoveu a análise técnica e o Conselho Municipal de Trânsito deliberou pela ampliação do estacionamento rotativo para aquela área”, declarou o diretor.
De acordo com Gerson, a cobrança do estacionamento rotativo deverá ter início a partir da pintura das novas vagas, instalação dos parquímetros e treinamento dos novos monitores pela Rek Parking. A expectativa é para o dia 3 de maio.
SEGURANÇA E AGILIDADE
Na avaliação do coordenador Trânsito, a finalidade da zona azul está sendo alcançada, com a alta rotatividade de veículos nas vagas de estacionamentos e como um suporte de segurança aos usuários. “Desde a instalação do estacionamento rotativo em Santo Ângelo, a presença dos monitores inibe ações de vândalos e de deliquentes reduzindo a zero o número de arrombamentos, furtos e roubos de veículos na área central da cidade”, afirmou Gerson.
Em outra análise, ele afirma que a tecnologia utilizada pela Rek Parking no gerenciamento da zona azul em Santo Ângelo, além de facilitar a vida do usuário na busca de opções por estacionamento, também é uma ferramenta eficiente na identificação de veículos furtados ou roubados, auxiliando a segurança pública.
 
Foto: Fernando Gomes