Prefeito reforça disposição em fazer a obra no trevo de acesso a Buriti

  • Afirmação foi feita em manifestação promovida pela Câmara de Vereadores. Município depende de autorização do Governo do Estado

    Assunto: Trânsito  |   Publicado em: 07/02/2022 às 09:34   |   Imprimir

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo promoveu na manhã desta sexta-feira (4) uma manifestação junto a ERS-344 pedindo por mais segurança no trevo de acesso ao Distrito de Buriti e a Perimetral Norte.

Na oportunidade, o prefeito Jacques Barbosa reforçou a posição já manifestada em recente audiência pública sobre a questão. “Basta o Governo do Estado nos autorizar que vamos realizar a obra. Estamos dispostos a realizar esse investimento, mesmo que não seja uma área do Município, mas entendemos a importância regional do trevo e a necessidade de providenciar mais segurança e evitar que mais pessoas percam a vida nesse local”,afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Vando Ribeiro, lembrou que o Legislativo ingressou no Ministério Público com uma ação civil pública exigindo providências por parte do Estado. “A primeira resposta por parte do DAER não foi considerada satisfatória pelo MP. Seguimos exigindo que seja realizada a modificação do trevo e vamos novamente nos reunir com representantes do Estado para reforçar esse pedido”.

O deputado estadual Eduardo Loureiro, que apresentou pedido ao DAER para a modificação do trevo há três anos destacou que a mobilização tem que seguir para que seja conquistada a alteração no local. “O pedido que apresentei tramitou por todas as instâncias técnicas do DAER e chegaram a conclusão que o melhor é transformar o trevo em rotatória, mas a execução não é feita. Somente com a mobilização e união de todos os setores teremos resultado”.

O empresário Wilson Luiz Pippi também se manifestou, lembrando que desde a abertura da Perimetral Norte a modificação do trevo é necessária. “Não dá para entender, o Governo do Estado comemora avanços na situação econômica mas não realiza uma obra cujo investimento não é alto. Falta vontade ao governo”.

Também se manifestaram o advogado Otávio Campos, cujo irmão Carlos, 74 anos, faleceu em acidente naquele trevo no dia 10 de janeiro deste ano, o produtor rural Oswaldino Lucca, o gerente da empresa BTS, Vanderli Killian e o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi.

A equipe da Câmara de Vereadores distribuiu panfletos aos motoristas que passavam pelo local como forma de conscientizar a respeito do perigo do cruzamento. Na próxima semana, lideranças locais deverão se reunir com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos Junior, para tratar do assunto.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Tarso Weber