Estacionamento rotativo ganha modernização do sistema

  • Novos parquímetros, aplicativo com tecnologia de ponta, tag para pedágio, estabelecimentos parceiros e sem cobrança de tarifa no horário do almoço são

    Assunto: Trânsito  |   Publicado em: 17/11/2022 às 16:40   |   Imprimir

O Governo Municipal e a direção da Rek Parking assinaram na tarde desta quinta-feira, 17, o contrato para continuar operando o estacionamento rotativo em Santo Ângelo, com o compromisso de modernização do sistema e de facilidades para os usuários locais. Os novos e modernos parquímetros serão instalados a partir desta sexta-feira, 18, alimentados por energia solar, com leitor para pagamento via cartão de crédito, de débito e PIX.

O contrato foi assinado pelo prefeito Jacques Barbosa e o diretor comercial da Rek Parking, Éder Vasconcelos de Souza, na presença dos diretores Gerson Fernando Rodrigues (Trânsito) e Jéferson Toniaso (Compras e Patrimônio); do coordenador de Mobilidade Urbana Nelson Koch e do assessor especial de Gabinete, Eliseu Morin.

O compromisso é de muita inovação tecnológica em relação ao período anterior, condições previstas no edital de licitação da qual a empresa foi a vencedora. Além das novidades em tecnologia, uma das principais alterações na gestão da zona azul é a liberação de cobrança da tarifa entre meio dia e 13 horas, uma reivindicação do setor gastronômico local. Com a regulamentação, o rotativo funcionará de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 18h e, aos sábados, das 8 às 12h.

“Este novo contrato, com avanços significativos em tecnologia e nos serviços aos usuários, é o resultado das manifestações da comunidade que nos auxiliou na definição de critérios, em debates realizados pela gestão municipal e pela Câmara de Vereadores”, assinalou Jacques.

Segundo o prefeito, todos os equipamentos e sistemas digitais foram testados e homologados pelos órgãos de inspeção, sob a coordenação da Coordenadoria de Mobilidade Urbana que também definiu as novas placas indicativas e a pintura dos espaços do estacionamento rotativo.

SEGURANÇA

Outra boa novidade para a segurança dos usuários do estacionamento rotativo em Santo Ângelo é o uso de um automóvel equipado com câmeras de monitoramento para a fiscalização do serviço e identificação de veículos roubados e/ou com placas clonadas ou adulteradas, conectado em tempo real com o Detran/RS. O veículo cedido em forma de comodato para a Prefeitura é operado por um agente de trânsito e equipado com quatro câmeras que conseguem pegar os dois lados das vias, fazendo fotos dos veículos estacionados na área azul.

AMPLIAÇÃO DA ÁREA

O contrato também amplia a área chamada Zona Azul no centro da cidade. As quadras das ruas Três de Outubro, entre Antunes Ribas e 15 de Novembro; Sete de Setembro, entre Marquês do Herval e Marechal Floriano; e na Rua 25 de Julho.

NOVOS EQUIPAMENTOS

O diretor da empresa anunciou que os trabalhos de instalação dos parquímetros devem iniciar na próxima segunda-feira, pela Rua 25 de Julho, entre as ruas Marquês do Herval e Marechal Floriano, área do antigo calçadão, que passa a integrar a chamada Zona Azul. A modernização dos parquímetros nas demais áreas do estacionamento rotativo serão feitas gradativamente.

De acordo com o diretor da Rek Parking, os parquímetros que estão sendo instalados trazem tecnologia de ponta, são alimentados por energia solar e tem a opção de pagamento da tarifa de estacionamento com cartões de crédito e de débito e via PIX. “Santo Ângelo e Caxias do Sul são os pioneiros no Rio Grande do Sul na oferta do sistema de pagamento via PIX”, declarou Souza.

SERVIÇOS

Além da opção do aplicativo Rek Pay para pagamento da tarifa online e via cartão, a novidade para o contrato que se inicia é a parceria que está sendo firmada com estabelecimentos comerciais de Santo Ângelo que disponibilizarão máquinas digitais para emissão de tíquetes de estacionamento, sem que usuário precise se deslocar até um parquímetro para fazê-lo. Conforme Souza, os estabelecimentos parceiros estarão identificados com banner da Rek Parking.

O aplicativo Rek Pay, disponível para as plataformas Android e IOS, oferece os seguintes serviços:

Emissão do tíquete de estacionamento rotativo da Rek Parking;

Pagamento de notificações (TPU) do estacionamento rotativo da Rek Parking;

Localiza vagas livres;

Solicita e gerencia a Tag para Pedágio;

Paga o estacionamento de shopping e aeroportos através da tag;

Parcelamento e pagamento de IPVA;

Consulta, parcelamento e pagamento de débitos veiculares;

Controle dos gastos.

ABRANGÊNCIA NACIONAL

O aplicativo Rek Pay agora também passa a oferecer o serviço para pedágio nas rodovias brasileiras. O Rek Pay Pedágio é um adesivo no para-brisa do veículo associado à carteira digital que gerencia os pagamentos sem boletos ou burocracia e sem fila. Ou seja, quando o usuário passa em qualquer uma das praças pedagiadas em território nacional o valor é descontado do seu saldo. Conforme o diretor da empresa, o tag pedágio também é aceito para o estacionamento em aeroportos e shoppings do país. Mais informações no site https://rekpay.com.br/site/

Fotos: Fernando Gomes