Santo Ângelo é pioneiro na Rústica Autismo em Movimento

  • Evento inédito reuniu 290 inscritos, entre eles, 58 crianças, número considerado expressivo pelos organizadores

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 03/04/2017 às 17:03   |   Imprimir

Domingo, dois de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e Santo Ângelo tornou-se pioneiro na realização de uma competição envolvendo um expressivo número de atletas com o distúrbio, familiares e corredores. A 1ª Rústica Autismo em Movimento foi realizada pela M2 Runnig, do casal de professores Fernando e Andréia Benedetti, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Esportes, Lazer e Juventude.

Participaram do evento atletas de Panambi, Guarani das Missões, Cruz Alta, Santa Rosa, Horizontina e Santo Ângelo, com apoio de estudantes dos colégios Pedro II, Tereza Verzeri e Marista, APAE e pais de autistas.

O professor Fernando Benedetti destacou a expressiva participação e prática como uma excelente opção para a saúde física e mental. “O número de praticantes desta modalidade tem aumentado, conforme afirmam os especialistas, pela facilidade da prática, que não exige além de um tênis adequado e roupas leves. Isso faz da rústica um esporte alternativo e atraente para aqueles que desejam abandonar o sedentarismo”, frisou.

A rústica teve um total de 290 inscritos, entre esses, 58 crianças, um número considerado recorde pelos organizadores e colaboradores.
Ao final da corrida, as crianças receberam medalhas de participação e balões de cor azul, que é a cor dos autistas, por serem 99% meninos. Os adultos que não alcançaram classificação de pódio, também receberam a distinção pela participação na rústica.

Na avaliação do secretário municipal de Turismo, Esportes, Lazer e Juventude, Vando Ribeiro de Souza, a 1ª Rústica Autismo em Movimento foi um evento inovador e de inclusão social. “É importante destacar a ampla participação da comunidade, a Associação dos Corredores de Rua, pais e familiares dos competidores”, assinalou.

Fotos: Jonas Almeida