Cônsul-Geral da Itália visita Santo Ângelo e conhece o Centro Histórico da cidade

O cônsul-geral da Itália, Valerio Caruso, esteve pela primeira vez na região das Missões neste final de semana. Em Santo Ângelo, o representante diplomático realizou uma visita ao Centro Histórico da cidade, guiado pelo prefeito Nivio Braz e pelo diretor municipal de Turismo, Marconi Flach.

Durante o percurso, o cônsul, acompanhado também do secretário Estadual de Cultura Eduardo Loureiro, conheceu a Catedral Angelopolitana, a Praça Pinheiro Machado e o Museu Histórico das Missões. A viagem teve como objetivo fortalecer o intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e Itália, especialmente no ano em que se celebram os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e na véspera dos 400 Anos das Missões.

“A presença do cônsul na nossa cidade tem um significado especial. Vivemos um período de celebração e de preparação para os 400 anos das Missões. Essa visita reforça a valorização da nossa história e cria oportunidades de cooperação”, destacou o prefeito Nivio Braz.

A agenda do Cônsul na região incluiu ainda visitas ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo e à Capela e Memorial da Santa Teresa Verzeri, além de reunião com representantes da Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul e jantar na Etnia Italiana, em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Estado.