Peregrinos são recebidos com honras em Santo Ângelo

  • Grupo de treze pessoas que abriu oficialmente a internacionalização do Caminho das Missões foi recepcionado no final da tarde de domingo

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 30/10/2017 às 10:26   |   Imprimir

Santo Ângelo viveu um momento histórico na tarde de domingo, 29, com a chegada dos peregrinos que percorreram 420 quilômetros entre Brasil e Argentina na primeira caminhada de internacionalização do Caminho das Missões, evento que marcou a integração dos povos missioneiros. O grupo composto por 13 pessoas saiu de Corpus, na Argentina, no dia 12 deste mês para um roteiro experimental passando por patrimônios históricos e Sítios Arqueológicos dos dois países, encerrando o percurso em Santo Ângelo, a última das reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões. 
Os caminhantes foram recebidos com festa no Centro Histórico de Santo Ângelo, no Largo da Catedral Angelopolitana, e conduzidos ao saguão do Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira, pelo prefeito Jacques Barbosa, vice-prefeito Bruno Hesse, Adolar Queiroz, presidente da Câmara de Vereadores, presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Entre-Ijuís Brasil Sartori, prefeitos da região e pelo secretário-adjunto de Estado da Cultura, André Kryszczun, secretários municipais, vereadores e lideranças empresariais e comunitárias. 
A extensa programação prevista foi reduzida em virtude da instabilidade climática, mas as lideranças e peregrinos assistiram as apresentações de Marinês Siqueira e do Coral Guarani Tekoá Piayú, shows realizados no saguão do Centro Administrativo. Logo em seguida, participaram da celebração da Missa Solene na Catedral Angelopolitana. 
Em sua manifestação, o prefeito Jacques Barbosa destacou o momento como de extrema importância para Santo Ângelo e à Região das Missões que apontam o turismo como investimento prioritário para o desenvolvimento socioeconômico. “O planejamento estratégico das Missões indica o turismo como grande negócio. As Missões têm de continuar unidas em torno do turismo para o crescimento”, defendeu.
MENÇÃO HONROSA
Na recepção, o Governo Municipal fez a entrega de Menção Honrosa aos peregrinos que concluíram o roteiro do Caminho das Missões Internacional, agraciando simbolicamente o deputado federal Darcísio Perondi que se integrou a jornada em São Miguel das Missões, juntamente com o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude de Santo Ângelo Vando Ribeiro de Souza. Receberam a honraria os senhores Romaldo Melher dos Santos, Walter Alberto Monzon, Jacy Ludgero Pfitscher, Walmir Antônio Girardi Júnior, Sérgio Rosenvald, Jorge Andrés Corea; e as senhoras Marta Benatti, Anna Maria Hacker Luz, Maria de Fátima Oliveira, Márcia de Oliveira Roza, Juracy Pereira Mamede, Lucimary Leao Nunes e Hilda Erica Fernandes. 
Na menção, o Governo Municipal reconhece a importante contribuição dos caminhantes para o desenvolvimento do setor turístico da Região das Missões, no momento “em que o turismo transcende fronteiras, une nações e marca indelével um novo tempo para a história missioneira”.
O destaque desta primeira caminhada internacional ficou por conta do senhor Jacy Ludgero Pfitscher, de 77 anos, natural de Três de Maio, atualmente residente em Porto Alegre. O aposentado já percorreu nove vezes o Caminho das Missões, roteiro entre São Borja e Santo Ângelo e, na primeira edição internacional, participou e completou os 420 quilômetros de caminhada. 
O TRAJETO
Os caminhantes saíram da pequena cidade argentina de Corpus, fronteira com o Paraguai na tarde do dia 12 deste mês. No amanhecer do dia 13, participaram do lançamento da Internacionalização do Caminho das Missões em San Ignácio Mini, Sítio Arqueológico e Patrimônio Histórico, com a participação do vice-prefeito de Santo Ângelo Bruno Hesse e do presidente da AMM Brasil Sartori e intendentes argentinos. Seguiram até Loreto, onde pernoitaram e, no dia 14, retomaram a caminhada até Santa Ana; no dia 15 em Cerro Azul; dia 16 em Mártires do Japão; dia 17 em Santa Maria e Itacarauré e, no dia 18, entraram em solo brasileiro, em Porto Xavier; seguindo por Assunção do Ijuí; Pirapó; São Nicolau; Rincão dos Teixeira; São Luiz Gonzaga; São Lourenço; Santuário do Caaró; São Miguel das Missões; Carajazinho; São João Batista; Parque das Fontes e, finalmente no dia 29, chegaram a Santo Ângelo. 
O diretor da Operadora de Turismo Caminho das Missões, José Roberto de Oliveira, afirmou que a partir desta primeira caminhada internacional, tem início uma nova fase na peregrinação no contexto da região missioneira e dos países que integram o Circuito Internacional das Missões – a Ruta Jesuítica Internacional.

Fotos: Fernando Gomes