Paulistas conhecem a história e cultura da Capital das Missões

  • Grupo de 35 visitantes conheceu os atrativos turísticos e as culturas guarani e gaúcha em eventos especiais

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 01/10/2021 às 10:31   |   Imprimir

Um grupo de 35 paulistas da capital e região metropolitana está visitando Santo Ângelo e a região das Missões. Eles estão conhecendo os atrativos turísticos e recebendo informações sobre a história e a cultura missioneira e gaúcha.
O coordenador de Turismo do Município, Romaldo Melher dos Santos, destaca que é o primeiro grupo de fora do Estado que visita Santo Ângelo nesse período da pandemia. “O cenário atual, com as quedas de casos e internações favorecem e o roteiro que foi montado também é muito atrativo”, comenta.
O roteiro é montado pela empresa D Bem Com a Vida Turismo de Experiências, de São Caetano do Sul-SP. Douglas Braga, coordenador da agência, afirma que o roteiro é montado para atender o interesse de turistas de 60 anos ou mais. Eles saem de São Paulo de avião e desembarcam em Chapecó-SC. De lá iniciam a visita ao Rio Grande do Sul por Ametista, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Salto do Yucumã e Termas de Iraí, de onde retornam a Chapecó e voam para São Paulo.
Em Santo Ângelo, os 35 turistas paulistas, visitaram os principais atrativos, se encantando de forma especial com a Catedral Angelopolitana. Na noite de quinta-feira (30), foram recepcionados no CTG Tio Bilia, com churrasco e apresentações da danças tradicionais. E a Peppe Company apresentou uma encenação sobre a história missioneira. Eles ainda participaram de uma oficina de chimarrão, apreendendo a preparar a infusão.
CULTURA GUARANI
Na manhã desta sexta-feira (1), eles estiveram no Centro Municipal de Cultura, onde o Coral da Aldeia Tekoa Pyau realizou uma apresentação especial. O cacique Anildo Romeu contou detalhes da cultura guarani e ao final foram comercializadas peças de artesanato indígena.
Douglas Braga salienta que os visitantes se mostravam muito satisfeitos com o roteiro, principalmente pelo contato com a cultura gaúcha e a história missioneira. “Nosso objetivo é esse, proporcionar experiências e aqui eles estão vivenciando isso de forma muito especial, muito interativa”.
Romaldo afirma que a retomada do turismo é salutar para a economia local, movimentando diversos setores e frisa que no feriado do dia 12 de outubro um grupo de Porto Alegre estará visitando Santo Ângelo e também já está confirmada para este mês a chegada de um grupo de profissionais da Agronomia que comemorará seus 38 anos de formatura em Santa Maria conhecendo as Missões.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes