DETUR debate planejamento do turismo na pós-pandemia

  • Reunião foi em Santo Ângelo. Prefeito anfitrião defendeu acesso asfáltico aos sítios arqueológicos missioneiros e obras do aeroporto

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 01/10/2021 às 15:42   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa participou agora à tarde da abertura da reunião Departamento de Turismo das Missões (DETUR) da Funmissões, realizada na sede da Cúria Diocesana, em Santo Ângelo, e pontuou como estratégicos, o acesso asfáltico para os municípios e a efetiva ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju.
A reunião, presidida pelo diretor do DETUR, José Roberto, prefeito de São Miguel das Missões, trata da elaboração do planejamento do turismo missioneiro para o próximo ano, definindo ações dos 26 municípios missioneiros para a retomada do setor no período pós-pandemia.
Na abertura, Jacques saudou os prefeitos presentes, secretários municipais da região da AMM e operadores de turismo, afirmando que o setor está gradativamente sendo retomado e defendeu que o planejamento seja pautado por pontos estratégicos, como a pavimentação asfáltica nos acessos aos municípios com sítios arqueológicos e a efetivação das obras de ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju. “São pontos cruciais para a recuperação econômica do setor já para o próximo ano”, declarou o prefeito.
Também participaram da abertura dos debates, os prefeitos Paulo Meneghini (Entre-Ijuís) e Fernando Machry (Roque Gonzales).
PAUTA
Além do planejamento estratégico para o turismo, esteve na pauta da reunião a apresentação de relatórios sobre os projetos para o setor que está sendo desenvolvido pelo SEBRAE; relato do jornalista e turismólogo, Carlos Augusto Silveira Alves, que está prestando consultoria aos 26 municípios da AMM; a participação da região no Festuris; a adesão ao Selo Turismo Seguro nas Missões pelo Cadastur; o plano de marketing da Embratur; os planos de trabalho dos conselhos municipais de turismo; o Caminho das Etnias; Caminho das Missões; o Programa Missões em Sala de Aula e o projeto Turismo 4.0.
 
Fotos: Fernando Gomes