Região Noroeste resgata voos comerciais

  • Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, vai cobrir em torno de 150 municípios e cerca de um milhão de pessoas

    Assunto: Aeroporto Regional  |   Publicado em: 04/07/2017 às 09:35   |   Imprimir

A luta conjunta de lideranças políticas de Santo Ângelo e das Missões para a retomada dos voos comerciais na região chegou ao fim do primeiro capítulo na tarde de hoje, com a aterrissagem no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju do voo AD-2754 da Azul Linhas Aéreas que partiu de Porto Alegre com destino a Santo Ângelo por volta das 14h30min. 
A aeronave modelo ATR-72, um turboélice da EMBRAER, com capacidade para 72 passageiros, pousou na Capital Missioneira por volta das 15h45min, trazendo entre seus ocupantes o governador do Estado José Ivo Sartori, o prefeito Jacques Barbosa, o secretário de Estado dos Transportes Pedro Wetsphalen, os deputados estaduais Eduardo Loureiro, Frederico Antunes e Gabriel Souza; os deputados federais Cajar Nardes e Darcísio Perondi; o ministro do Tribunal de Contas da União João Augusto Nardes, o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Lopes, e o diretor da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, para a solenidade oficial de inauguração das obras de adequação do terminal de passageiros e da seção contra incêndios. 
Neste primeiro mês, a empresa disponibilizará dois voos comerciais por semana, as segundas e sextas-feiras, com saída de Porto Alegre às 14h28min e retorno às 16h10min. Para o mês de agosto, serão quatro voos semanais à capital gaúcha às segundas-feiras, quartas, sextas e domingos, nos mesmos horários. 
O prefeito Jacques Barbosa assinalou a retomada dos voos como indutor do desenvolvimento regional, considerando o grande potencial turístico, educacional, comercial e industrial da Região Noroeste. 
O governador José Ivo Sartori afirmou que a inauguração é uma nova etapa no desenvolvimento e na integração regional. “Hoje o Rio Grande do Sul fica mais forte para construir o futuro que queremos”, concluiu Sartori.
Também fizeram uso da palavra o secretário Pedro Westphalen, o deputado Eduardo Loureiro, o secretário nacional da Aviação Civil e o diretor da empresa aérea. Todos lembraram a articulação política regional das Missões na luta pela reabertura do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, e que a construção do desenvolvimento precisa de infraestrutura de transporte. 
Dario Lopes, secretário nacional da Aviação Civil, afirmou em sua manifestação que o aeroporto de Santo Ângelo receberá uma nova plataforma de embarque e melhorias nas instalações do Corpo de Bombeiros que atua junto ao aeródromo.

Fotos: Fernando Gomes