- 14/11/2024
Concessão do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju volta a ser debatida
-
Secretário de Estado Concessões e Parcerias do Estado apresentou às lideranças locais as demandas da audiência pública e o edital referencial de concessão
Assunto: Aeroporto Regional | Publicado em: 04/09/2023 às 18:31 | Imprimir
O prefeito Jacques Barbosa, secretários municipais e representantes das entidades de classe e instituições receberam no final da tarde de sexta-feira, 1º, o secretário de Estado de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, para a retomada das discussões sobre a concessão do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju à iniciativa privada.
A reunião foi realizada na sala de reuniões das novas instalações da Central do Bem, oportunidade em que Capeluppi apresentou às lideranças o texto do novo edital de concessão, compactado com as sugestões colhidas em Santo Ângelo durante audiência pública. De acordo com o secretário, foram recebidas 183 sugestões para a elaboração do documento, sendo 145 com o mesmo teor, solicitando a revisão da demanda de passageiros e a expansão do número de posições para três posições, o que possibilitará a operação simultânea de três aeronaves de grande porte.
As demandas foram inseridas em novo texto como referência para o edital que está sendo formatado pelo Governo do Estado para publicação ainda neste segundo semestre. “A revisão das demandas vai exigir mais investimentos da iniciativa privada. Um novo estudo atualizou a demanda de passageiros, por exemplo, passando dos iniciais de 41 mil para 106 mil passageiros ao ano”, afirmou Capeluppi.
As lideranças também solicitaram a inclusão no edital da instalação de um ponto de abastecimento para aeronaves no Aeroporto Sepé Tiaraju já no primeiro ano de concessão. No texto referencial para o edital, foi incluído pelo Estado que os bombeiros que atuarão no aeroporto sejam mantidos pela concessionária, não mais pelo Estado. A construção de um novo terminal de passageiros e a ampliação da área de estacionamento também estão contempladas, atendendo às sugestões das lideranças.
COMISSÃO
A sugestão do prefeito Jacques Barbosa e do deputado estadual Eduardo Loureiro apresentada ao secretário de Parcerias e Concessões, para a criação e instalação de uma Comissão de Acompanhamento para Fiscalização do contrato do Estado com a concessionária, formada por lideranças regionais, também está contemplada.
Em relação à internacionalização do aeroporto, a comissão também acompanhará os estudos e o planejamento da concessão, cuja revisão será ajustada para cada cinco anos.
AEROCLUBE
Uma das demandas apresentadas e não contemplada é a permanência das instalações do Aeroclube de Santo Ângelo na área do aeroporto pois, segundo o secretário Pedro Capeluppi, a decisão caberá à concessionária.
O prefeito Jacques voltou a defender a permanência e sugeriu a aquisição de área pelo município e cedência em comodato ao aeroclube. A proposta foi bem recebida pelo secretário que a levará para a discussão, avaliação e posterior decisão para inclusão no edital.
PARTICIPAÇÃO
Também participaram da reunião os secretários municipais João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação) e Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais); os presidentes da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Gonçalves; da Acisa, Mauro Tschiedel; da CDL, João Vicente Rigo; do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz; do aeroclube Paulo Dalla Porta; do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi; o vereador Gilberto Corazza; Douglas Wieckiewicz, representando a Fecomércio/RS; os diretores da URI Campus Santo Ângelo Berenice Wbatuba (Geral) e Gilberto Pacheco (Administrativo); e os empresários Carlos Alberto Pippi, Wilson Pippi Júnior e Elso Everling.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes
Últimas Notícias sobre Aeroporto Regional
- 08/05/2024
- 19/01/2024
- 04/09/2023




