Força-tarefa deve iniciar aterramento no aeroporto na próxima semana

  • Contra a morosidade do Estado, esforços entre município e entidades representativas mostram celeridade para garantir nova rota comercial de voos

    Assunto: Aeroporto Regional  |   Publicado em: 15/06/2022 às 08:30   |   Imprimir

O Governo Municipal e entidades representativas de Santo Ângelo tiveram mais uma rodada da articulação para efetivar a execução de obras no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e garantir os voos ligando a Capital das Missões ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, pela Gol Linhas Aéreas, previstos pela companhia para início em outubro.

O novo encontro da força-tarefa foi realizado na tarde desta terça-feira, 14, na sede do Sindicato Rural, para debater o plano de trabalho para a execução das obras de aterramento de uma das cabeceiras da pista do aeródromo que, segundo as lideranças, podem ter início já na próxima semana. “Temos dois caminhos a seguir: ou esperamos pelo Estado para executar o projeto de ampliação e corremos o risco de perder os voos para São Paulo ou, em conjunto com o Sindicato Rural, Acisa, CDL, Sindilojas e URI, assumimos as obras e efetivamos esta nova rota comercial como um avanço para o desenvolvimento de Santo Ângelo e a região”, declarou o prefeito Jacques Barbosa, criticando a lentidão do Governo do Estado na condução do projeto.

A intervenção para obras no aeroporto pelo município já está autorizada pelo Estado por meio da assinatura de termo de cooperação técnica entre os entes federados.

INVESTIMENTOS

O Governo Municipal está custeando as obras de ampliação do terminal de passageiros com recursos próprios e os trabalhos estão dentro do cronograma da empresa contratada. O investimento é de mais de R$ 600 mil. Enquanto isso, as entidades empresariais contrataram o projeto para a instalação do sistema de iluminação às margens da pista de pouso e decolagens para orientação aos pilotos e foi encaminhado à Secretaria de Aviação Civil. A instalação dos equipamentos está orçada em R$ 1,2 milhão.

A movimentação das lideranças para garantir os voos teve início no sábado, 11, e o clima é de união e otimismo. Todas os setores envolvidos terão engajamento decisivo nas obras. “A união das entidades e do Poder Público é um sinal de força”, declarou o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz.

PARTICIPAÇÃO

Também participaram da reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva; o presidente da Acisa, Mauro Tschiedel; o diretor da URI Campus Santo Ângelo, Gilberto Pacheco; o diretor do Sindicato Rural, Elson Everling, e Felipe Fontana, vice-presidente da Acisa.

Logo após a reunião, os secretários municipais João Baptista e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), o diretor da secretaria Antônio Cardoso, o administrador do aeródromo, Mário Assis, e representantes das entidades estiveram em visita técnica ao Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, para a formatação do plano de trabalho visando o início do aterramento.

Fotos: Fernando Gomes