Região das Missões e técnicos da GOL tratam do voo inaugural a São Paulo

  • Especialista da companhia aérea destaca a infraestrutura do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e pontuou adequações em segurança para aeronaves

    Assunto: Aeroporto Regional  |   Publicado em: 21/07/2022 às 15:23   |   Imprimir

Prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades de classe da região missioneira estiveram reunidos nesta quarta-feira, 20, com os especialistas em Infraestrutura e técnicos da Gol Linhas Aéreas para debater a programação do primeiro voo entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, marcado para o dia 18 de outubro.

Os bilhetes para os voos já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site, no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.

Na reunião coordenada pelo prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, realizada no Tenondé Park Hotel, em São Miguel das Missões, também foram elencadas pelos técnicos da companhia aérea adequações no aeródromo para reforçar a segurança das aeronaves, de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para aeroporto de Classe 3 com suporte para pousos e decolagens de Boeing 737, com capacidade para 138 passageiros.

Jacques reforçou a importância do aeroporto para a região como indutor do desenvolvimento econômico por meio do turismo, do fomento dos empreendimentos em vários setores e na atração de novos investimentos privados. Ele explanou também sobre a parceria do Governo Municipal com o Sindicato Rural, Acisa, CDL, Sindilojas e URI, para a execução das obras de aterramento da cabeceira pista e em projetos que estarão viabilizando os voos ligando a Região das Missões a São Paulo. As obras, adiantou o prefeito de Santo Ângelo, estarão concluídas nos próximos dias.

A GOL

Os especialistas em Planejamento da GOL Linhas Aéreas, Mateus Motta e Alexandre Toshio, destacaram a infraestrutura do aeroporto e afirmaram que, assim a como a região das Missões, a GOL está comprometida com o projeto de expansão. “É um grande acontecimento. Estamos falando em desenvolvimento, progresso e conectividade. Do aeroporto de Guarulhos o passageiro poderá chegar a 45 destinos diferentes, ofertados somente pela GOL, sem contar voos das outras companhias aéreas. São conexões rápidas para outros Estados e para o exterior”, afirmou Motta. Para ele, o potencial turístico das Missões ganhará em facilidade de acesso com a nova rota aérea da companhia.

De acordo com Motta, Santo Ângelo/Guarulhos é o quarto destino da GOL a se consolidar no Rio Grande do Sul e a previsão da empresa é fechar 2022 com atuação em sete cidades gaúchas.

O especialista considerou o aeroporto de Santo Ângelo seguro e que ganhará uma estrutura excepcional com o novo terminal de passageiros e sala de embarque que estão sendo concluídos, porém pediu agilidade na instalação de um efetivo de bombeiros com formação e experiência em salvamento e combate a incêndio em aeródromos civis. “Segurança é prioridade na aviação”, assinalou.

PRESSÃO

Os prefeitos missioneiros estarão em Porto Alegre na próxima semana, pressionando o Governo do Estado para os ajustes nas questões de segurança. O presidente da AMM disse ainda que estará pleiteando que o município de Santo Ângelo passe a administrar o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e pautando a instalação dos bombeiros no aeródromo. O deputado estadual Eduardo Loureiro, confirmou uma agenda na quinta-feira, 28, com os secretários de Estado Leonardo Busatto (De Parcerias) e Cláudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) para tratar da questão e cobrar celeridade do Estado.

PRESENÇAS

A reunião também teve a participação do prefeito anfitrião, José Roberto, da primeira-dama Ana Paula Goiz e da secretária de Turismo de São Miguel das Missões, Carolina Lopes; do diretor do Departamento de Turismo da Funmissões, prefeito de Cerro Largo, Paulo Kipper e do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Vanderlei Castro; do prefeito do Rolador, João Alberto Aquino Gomes; do prefeito de Santo Antônio das Missões, Felisberto dos Santos Ferreira e primeira-dama Roselaine Ferreira; dos secretários municipais Luiz Antônio Kerch e Rafael Andres (Bossoroca); Maurício Klein (Entre-Ijuís); Luiza Penegalli (São Luiz Gonzaga); Ênio Carvalho (Vitória das Missões); do presidente do Corede Missões, Odelmar Fenner; do presidente da Acisa de Santo Ângelo, Mauro Tschiedel; e dos empresários Neri e Rita Pippi, do Grupo Tenondé.

Fotos: Fernando Gomes