Em audiência, governador garante compra de equipamento para o Aeroporto

  • Processo licitatório deve estar concluído até o dia 20 de dezembro

    Assunto: Aeroporto Regional  |   Publicado em: 23/11/2022 às 10:07   |   Imprimir

Na manhã desta terça-feira, 22, uma comitiva santo-angelense liderada pelo prefeito Jacques Barbosa e o deputado Eduardo Loureiro recebeu a boa notícia do governador Ranolfo Vieira Júnior.

A pauta principal do encontro foi a necessidade de instalação do equipamento que auxilia os pilotos na hora do pouso. A falta desse equipamento, chamado de PAPI na sigla em inglês, já impediu pouso e decolagem do Boeing da Gol em duas oportunidades.

O governador detalhou que até 20 de dezembro todo o processo de compra, do edital até a homologação, será concluído. Ranolfo explicou que a parte mais demorada, a elaboração do termo de referência do objeto a ser adquirido, já está finalizada.

Caso algum contratempo jurídico ou administrativo ocorra com a licitação, o plano B já está acertado, ou seja, a Prefeitura de Santo Ângelo vai proceder ela mesma a compra do Papi.

Nesse meio tempo, há ainda outra medida que pode resolver provisoriamente o problema, que é locar um equipamento similar junto à Infraero. “Se tiver disponível para locação e instalação imediata, já deixo aqui autorizado a fazer isso”, reforçou o governador.

FUTURO

A concessão do Aeroporto Regional de Santo Ângelo à iniciativa privada, que é um dos planos do governo do Estado, também foi discutida, assim como as obras de ampliação e modernização da pista e do terminal, que podem trazer investimentos de R$ 44 milhões ao local. Os estudos prévios, no entanto, estão muito atrasados e a desejar. Por isso, o governo estuda a possibilidade de reincidir o contrato com a empresa Incorp, responsável pelos projetos iniciais, e fazer um novo contrato, desta vez com a Infraero, órgão com expertise em obras aeroviárias. Já sobre a concessão, o governo garante que não irá tomar nenhuma medida antes de ouvir e debater com a comunidade.

O governador pediu ainda a atenção total ao processo. Para tanto, levou ao encontro desta terça-feira nada menos do que os secretários da Fazenda (Leonardo Busatto), da Casa Civil (Artur Lemos), dos Transportes (Luiz Gustavo) e do Planejamento (Claudio Gastal), além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Foto: Divulgação

PRESENÇAS

De Santo Ângelo, além do deputado Loureiro e do prefeito Jacques Barbosa, também estiveram os empresários Elso Everling e Paulo Dallaporta, bem como o presidente da Câmara, vereador Vando Ribeiro, e Álvaro Thiesen, do movimento Missões 20-30.