Uso de máquinas e equipamentos do município nas propriedades rurais, aliado a investimentos dos produtores, têm bons resultados para ambos

  • Uso de máquinas e equipamentos do município nas propriedades rurais, aliado a investimentos dos produtores, têm bons resultados para ambos

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 25/07/2018 às 09:34   |   Imprimir

Incentivar o aumento da produção, a perspectiva de renda e garantir estrutura básica na propriedade rural são ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri) que tem o reconhecimento dos produtores. A aquisição de mais um trator para o Parque de Máquinas da pasta garantiu agilidade na prestação de serviços, aumentando a capacidade de atendimento e, consequentemente, a produtividade e o lucro do agricultor.
Um dos exemplos é o trabalho realizado pela equipe da Semagri na propriedade da família Medeiros, no Rincão dos Rorattos, às margens da ERS 344. O agricultor Gean Franco de Medeiros cultiva feno em área de 18 hectares da propriedade e está investindo em um sistema de fertirrigação. Para a abertura de valas onde passará a tubulação, Gean e o pai Olívio de Medeiros, solicitaram o auxílio da Secretaria da Agricultura com máquinas e equipamentos para a execução dos serviços. 
Gean revela que a instalação do sistema de fertirrigação com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, irá aumentar a produtividade da planta, ampliando de 400 fardos por hectare para 600 e reduzindo o prazo de corte de 40 para 25 dias, obtendo até oito cortes anuais, no período de agosto a maio. “Com o plantio convencional, sem irrigação, teríamos somente quatro cortes anuais. Com o sistema que estamos implantando, vamos praticamente dobrar isso, com aumento considerável na produção”, comemorou. 
O início dos trabalhos realizados na propriedade rural foi acompanhado pelo vice-prefeito Bruno Hesse, pelo secretário da Agricultura Gilmar Borges e pelo coordenador da Semagri, Renê Khel. “O Governo Municipal reconhece o setor primário como um de seus alicerces econômicos, por isso temos desenvolvido ações para oferecer a infraestrutura necessária, visando estimular a produção agrícola e pecuária, gerando emprego e renda no campo”, afirmou o vice-prefeito. 
Conforme o secretário, em dezoito meses de gestão do atual governo, a Secretaria da Agricultura já executou cerca de duas mil horas máquina em benefício dos agricultores. Ele lembrou que no início deste mês, o município recebeu um trator novo, adquirido com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Cajar Nardes, e que a aquisição deu mais celeridade aos serviços prestados aos produtores. “São ações positivas para a permanência do agricultor no meio rural, estimulando a produção e a renda”, concluiu Gilmar Borges.

Fotos: Tarso Weber