Linha Independência inaugura Agroindústria de Beneficiamento de Mandioca

  • Ações do Governo Municipal contemplaram doze agroindústrias, auxiliando desde a elaboração do projeto até o efetivo funcionamento

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 31/07/2018 às 14:19   |   Imprimir

Mais um empreendimento chega para se somar a um setor produtivo que movimenta cerca de R$ 500 mil mensais na economia de Santo Ângelo: o agronegócio. Foi inaugurada na tarde de quinta-feira, 26, a Agroindústria Ventroba, instalada na Linha Independência, uma das pioneiras no beneficiamento de mandioca no município e que já inicia suas atividades com uma capacidade de processamento estimada de duas toneladas/mês e com praticamente toda a produção comercializada para programas governamentais.
No ato inaugural, o empreendedor Clézio Ventroba, técnico em contabilidade e filho de agricultores, destacou os incentivos que recebeu do Governo Municipal e o apoio da Emater desde a concepção do projeto até a formalização do negócio, recebendo orientação e assessoria técnica, serviços de estruturação da área onde está instalada a agroindústria e se mostrou otimista com a possibilidade de mais renda para a propriedade e a conquista de novos mercados para a sua produção. 
Inicialmente, Ventroba vai abastecer a produção com os três hectares de área em sua propriedade que cultiva mandioca, no entanto, com a boa comercialização que se desenha, ele acredita que o negócio vai incentivar outros agricultores a plantar para abastecer a agroindústria.
Em sua manifestação, o prefeito Jacques Barbosa saudou o espírito empreendedor de Clézio Ventroba e reafirmou o compromisso do Governo Municipal de ser um facilitador para os investidores. “Estamos ao lado dos empreendedores, o Poder Público deve ser um facilitador na formalização, ampliando as possibilidades de geração de emprego e renda. O município continuará parceiro do negócio até a consolidação da empresa”, destacou. 
Jacques também comemorou a formalização da 12ª agroindústria de Santo Ângelo em 18 meses à frente do Executivo e destacou as ações conjuntas das secretarias da Agricultura, do Meio Ambiente, da Saúde por meio do Setor de Vigilância Sanitária, da Indústria e Comércio e dos Transportes, para o fortalecimento das agroindústrias familiares no município. “O Governo Municipal está unido e conectado aos interesses dos agricultores que gerem desenvolvimento para Santo Ângelo”, concluiu o prefeito.
PRESENÇAS
Também participaram dos atos inaugurais, o vice-prefeito Bruno Hesse, os secretários municipais Gilmar Borges (Agricultura), João Terra, (Transportes) e João Baptista Santos Silva (Indústria e Comércio); o coordenador das Associações e Agroindústrias da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Formenton, o chefe do Escritório Municipal da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues, o engenheiro da Secretaria do Planejamento, Pedro Paulo Pillon, lideranças e moradores da Linha Independência.

Fotos: Fernando Gomes