Governo Municipal deve confirmar adesão ao SUSAF

  • Em benefício das agroindústrias familiares, Executivo vai manifestar interesse no programa que possibilita a venda de produtos de origem animal em tod

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 23/11/2018 às 16:34   |   Imprimir

Nesta quarta-feira, 21, o prefeito Jacques Barbosa esteve reunido com o secretário Municipal de Agricultura, Gilmar Borges, o coordenador da pasta, Diomar Lino Formenton, as médicas veterinárias Emília Stehmann, Anelise Nascimento Ourique e a técnica Andressa Teloeken Hunger. A reunião tratou sobre a adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).
De acordo com o que foi apresentado pelo secretário Gilmar Borges, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte é uma ótima oportunidade para os produtores, já que, possibilita que as agroindústrias familiares inspecionadas pelo Serviço de Inspeção dos Municípios (SIM), possam comercializar em todo o Estado, os produtos de origem animal agroindustrializados no município.
O SUSAF foi implantado no Rio Grande do Sul a partir da Lei 13.285, de 4 de novembro de 2011. Entretanto, em sete anos apenas vinte e cinco municípios aderiram ao programa e na região, somente São Miguel das Missões. Conforme o decreto nº 54.189, de 14 de agosto de 2018, a adesão dos municípios serão realizadas mediante a análise documental e principalmente pelos termos de responsabilidade anexos na normativa e, também por análise laboratorial dos produtos.
Conforme o coordenador, Diomar Formenton, alguns produtores do município estão dispostos a participar do programa. “Inicialmente o Governo Municipal precisa realizar algumas estruturações na Secretaria da Agricultura para aderir ao SUSAF e após, as agroindústrias realizam individualmente sua adesão”, explicou. 
Para o prefeito Jacques Barbosa, a participação do município no Sistema é de grande valia, pois, possibilitará o crescimento das agroindústrias que foram formalizadas na atual gestão. “Com a regulamentação para comercializar seus produtos em todo o território gaúcho, automaticamente os produtores irão expandir os seus negócios, trazendo reflexos positivos para a economia, gerando mais empregos e renda”, avaliou. 
O Governo Municipal e a equipe da Secretaria de Agricultura pretendem enviar o pedido de adesão até o final deste ano, nos próximos dias devem ser realizados os ajustes finais na documentação.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes