Santo Ângelo protocola adesão ao SUSAF

  • Expectativa do Governo Municipal é de que formalização seja confirmada ainda neste mês. Doze agroindústrias manifestarem interesse

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 05/12/2018 às 12:05   |   Imprimir

Depois de uma série de reuniões para ouvir o setor primário de Santo Ângelo, o prefeito Jacques Barbosa e a equipe técnica da Secretaria da Agricultura (SEMAGRI) confirmaram a intenção de adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), garantindo que os produtores locais já inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), possam comercializar os agroindustrializados em todo o território gaúcho, proporcionando a expansão da produção, mais emprego e mais renda para o setor rural.
Nesta segunda-feira, dia 3, o secretário da Agricultura, Gilmar Borges, protocolou a proposta de adesão ao sistema junto à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI). Os documentos necessários para a adesão foram juntados pela equipe técnica da SEMAGRI, sob a coordenação da médica-veterinária Emília Stehmann. 
Borges declarou que o Governo Municipal tem direcionado políticas públicas para o incremento da produção e da renda na propriedade rural familiar e que a adesão ao SUSAF, é mais uma ação para o desenvolvimento do setor primário. Segundo o secretário da Agricultura, as doze agroindústrias já formalizadas pelo município, manifestaram o interesse em ampliar seus negócios abrindo espaço para a comercialização da produção em outros municípios do Estado. “Esperamos a análise da documentação de Santo Ângelo pela SEAPI para este mês. A partir da aprovação, vamos dar início ao processo individual de adesão”, afirmou o secretário. 
O prefeito Jacques Barbosa destacou a articulação da FAMURS junto ao Governo do Estado para facilitar as adesões dos municípios ao SUSAF, resultando na assinatura de normativa que reduziu os trâmites burocráticos e que representa um avanço para o setor primário. “É um marco histórico que vem de encontro à nossa política de governo, ampliando as áreas de comércio, garantindo mais renda para os produtores e a possibilidade de novas frentes de trabalho em Santo Ângelo”, declarou.
O prefeito lembrou que o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte existe desde 2011, porém os municípios encontravam dificuldades para integrá-lo. A partir do Decreto da SEAPI, de agosto deste ano, as exigências foram minimizadas, porém mantendo o foco na qualidade e na inocuidade dos produtos em relação à saúde pública.

Foto: Divulgação/SEMAGRI