Município e AFESA ajustam local para feira da zona norte

  • Projeto inicial prevê o uso de fração de área do Tamoio, com frente para a Rua Santa Rosa. Doze famílias produtoras rurais e milhares de consumidores

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 29/03/2019 às 15:45   |   Imprimir

A feira de produtos coloniais da zona norte da cidade deve ter, nos próximos dias, o anúncio de um novo local para sua instalação. Por determinação do Ministério Público em Santo Ângelo, a Praça Castelo Branco não poderá mais sediar a comercialização semanal de produtos da agricultura familiar por restrições estruturais. A negociação entre o Governo Municipal e a Associação de Feirantes de Santo Ângelo (AFESA) avança para a adequação de fração de área no Parque Poliesportivo Assis Brasil Ramos Escobar – antigo Tamoio -, frente para a Rua Santa Rosa. O prefeito Jacques Barbosa determinou estudos de viabilidade do espaço e elaboração de projeto para garantir estrutura adequada para o funcionamento da feira. 
Nesta quinta-feira, 28, o prefeito, o secretário municipal da Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, o secretário dos Transportes, João Terra, e o coordenador das Agroindústrias e das Associações de Produtores da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Formenton, estiveram reunidos com a direção da AFESA, no Gabinete do Executivo e, logo em seguida, conhecendo o local onde poderá ser instalada a feira.
A presidente da Associação, Ana Paula de Moura, destaca que a AFESA é formada por 12 pequenos agricultores, todos formalizados, sendo que alguns integram também a Associação dos Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais (APROHCOSA), estabelecida na Avenida Venâncio Aires, e que estarão agregados à feira da zona norte como forma de complementar a renda familiar. 
A proposta de um espaço na Rua Santa Rosa, em frente ao portão de acesso ao CTG Os Legalistas, foi bem recebida pelos produtores. “É um espaço amplo, de boa visibilidade e de fácil estacionamento”, assinalou Ana Paula. 
O prefeito Jacques deverá reunir o Setor de Engenharia e a Vigilância Sanitária, para formatar um projeto para a adequação da área, com a instalação de infraestrutura para a comercialização de produtos de origem animal, beneficiando as agroindústrias. Também ficou acordado que a estrutura metálica instalada na Praça Castelo Branco será remanejada para o novo local. 
O Governo Municipal tem dispensado especial atenção ao setor primário, que já resultou na formalização de 24 agroindústrias familiares rurais, com assessoria e acompanhamento técnico, colocando profissionais do município à disposição dos produtores e infraestrutura na propriedade rural. “É o reconhecimento ao setor primário pela sua importância econômica para Santo Ângelo. Com muito diálogo e entendimento vamos encontrando soluções para o crescimento da produção, com mais emprego e renda”, concluiu Jacques.

Fotos: Fernando Gomes

Últimas Notícias sobre Agricultura

  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
    O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Equipe Field Crops,
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
    ">
    • 17/05/2024