Município e URI abrem diálogo para estímulo a piscicultura

  • Tratativas iniciais definem por diagnóstico da produção e possibilidade da instalação de abatedouro de peixes em Santo Ângelo

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 24/05/2019 às 11:02   |   Imprimir

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, em conjunto com a Associação de Produtores de Peixe de Santo Ângelo (APROPESA) e com a Associação dos Produtores de Hortigranjeiros e de Produtos Coloniais (APROCOHSA), abriram conversações com o Curso de Agronomia da Universidade Regional Integrada (URI), Campus local, para recolocar a piscicultura como alternativa de emprego e renda na propriedade rural.
A reunião foi realizada na universidade, nesta quarta-feira, 22, onde foram definidas linhas de atuação das partes para avaliação da produção e a viabilidade de instalação de um abatedouro de peixes em Santo Ângelo. A URI dispõe de área construída em anexo ao Campus que poderá ser adequada para funcionar como local para o abate de peixes. A ideia será levada à discussão interna com a direção geral e, posteriormente, voltará a ser tratada. Também foi levantada durante a reunião, a possibilidade de a universidade retomar a Estação de Piscicultura que por muitos anos foi referência para os municípios da região.
Segundo Diomar Formenton, coordenador das Associações de Produtores e das Agroindústrias da Secretaria da Agricultura, a partir deste encontro o município irá elaborar um diagnóstico da produção e do número de produtores envolvidos com a piscicultura. Formenton adiantou que um levantamento preliminar da secretaria, aponta em torno de 300 agricultores envolvidos com a cultura. “Precisamos avaliar a dimensão deste envolvimento com a piscicultura em cada propriedade, formatar ações conjuntas e políticas públicas para alavancar a produção”, assinalou.
A URI, por sua vez, irá promover palestras técnicas sobre a piscicultura durante a Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, estimulando a participação dos universitários e dos produtores interessados em investir na cultura. A data será divulgada posteriormente. 
Também participaram das tratativas iniciais, a professora Giselda Ghisleni, coordenadora do Curso de Agronomia da URI, o professor do curso Vitor Girardello; Emília Stehmann, médica-veterinária responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal, a técnica agrícola da Secretaria da Agricultura, Andressa Teloeken; Alessandro Peppe, presidente da APROPESA; e Reinaldo Machado, presidente da APROCOHSA.

Foto: Divulgação

Últimas Notícias sobre Agricultura

  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
    O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Equipe Field Crops,
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
    ">
    • 17/05/2024