Agroindústria produzirá suco de laranja com apoio da SEMAGRI

  • Iniciativa se somará a outras 16 agroindústrias que já estão regularizadas com incentivo do Governo Municipal

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 29/07/2019 às 10:00   |   Imprimir

Em breve deve entrar em atividade mais uma agroindústria de Santo Ângelo. A produção de suco integral de laranja é mais uma das iniciativas que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI). Nesses dois anos, o setor ganhou expansão significativa, consolidando-se como alternativa de geração de renda no meio rural, tornando-se responsável pela redução do êxodo rural.
O produtor Aldair de Jesus Rosa aguarda apenas a vistoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para começar a produzir suco integral de laranja com agroindústria instalada junto à sede da Associação de Produtores do Distrito de Buriti. Inicialmente a agroindústria terá capacidade para produzir 100 litros/dia, mas a expectativa é chegar à produção de 500 litros diários com envasamento em garrafas plásticas de 300 ml, 500 ml, um litro e cinco litros.
Na sexta-feira, 26, Aldair recebeu a visita do prefeito em exercício, Maurício Loureiro, e do coordenador do setor de Agroindústrias e das Associações de Produtores da SEMAGRI, Diomar Formenton. Ele mostrou as instalações que estão preparadas para produzir e agradeceu ao incentivo dado pelo Governo Municipal. “Procurei a SEMAGRI e recebi todo o suporte necessário, incluindo a aproximação com a Associação de Produtores com a participação direta e a sensibilidade do prefeito Jacques Barbosa”, comenta Aldair.
Maurício Loureiro falou sobre a satisfação de ver a expansão das agroindústrias locais. “O desenvolvimento das agroindústrias é uma ação de extrema importância diante dos desafios que a população rural enfrenta. Essa atividade proporciona mais renda, ajuda a fixar a população no campo com melhor qualidade de vida”.
Aldair conta que por cinco anos analisou o mercado para confirmar a viabilidade do projeto. Depois disso, buscou um local para se instalar, quando chegou até a sede da Associação de Produtores de Buriti. Arrendou uma propriedade no Distrito e com intermediação da SEMAGRI aderiu à Associação e negociou a utilização do prédio, com a proposta de adquirir a produção local de laranja para a produção do suco que levará a marca Glup. 
A partir da vistoria e liberação do Mapa, Aldair começará a produção. Inicialmente serão 200 quilos de laranja por dia, pois são necessários dois quilos para produzir um litro de suco. Para a produção inicial a capacidade dos pomares da localidade e arredores será suficiente, mas como tem perspectiva de expansão, ele já visitou produtores da região visando garantir a demanda. “Tenho números que apontam que a produção pode ser maior. Inclusive, já estamos estudando a aquisição de uma pasteurizadora que possibilitará uma durabilidade maior para o produto”.
Diomar lembra que a Associação de Produtores de Buriti nasceu com apoio da SEMAGRI e o prédio e os equipamentos foram instalados por meio de emendas parlamentares conquistadas pelo Governo Municipal. Até mesmo a estrutura para a rede trifásica de energia elétrica e a colocação de pedra brita na área do entorno do prédio foram feitas pelo Governo Municipal.
Além da venda direta aos consumidores, Diomar cita que a produção pode ser incluída ainda em ações como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). 
Ele destaca que já são 16 agroindústrias trabalhando de forma legalizada em Santo Ângelo e, além desta de suco de laranja, outra de melado deve ser regularizada em breve. “A atividade encontra-se em processo elogiável de crescimento, trazendo benefícios importantes para o meio rural, pois gera renda e estimula a permanência dos agricultores no campo”.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes

Últimas Notícias sobre Agricultura

  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
    O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Equipe Field Crops,
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
    ">
    • 17/05/2024