Lançada a FEAAGRI Missões com expectativa de atrair mais de 200 expositores

  • Espaços internos e externos já estão à venda. Apoio do Governo Municipal à regularização das agroindústrias foi destacado no evento

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 01/08/2019 às 15:21   |   Imprimir

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, o lançamento da décima edição da Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar (FEAAGRI) Missões, que será realizada de 3 a 7 de setembro de 2020 no Parque de Exposições Siegfried Ritter, com entrada franca. O Pavilhão de Hortigranjeiros da Avenida Venâncio Aires sediou a solenidade.
O evento é promovido pelo Governo Municipal em conjunto com a Associação dos Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA); COTRISA, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindilojas Missões, com apoio da Câmara de Vereadores, ACISA, CDL, 14ª Coordenadoria Regional de Educação; Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA); Etnias, Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo; Faculdade CNEC Santo Ângelo; URI Santo Ângelo e Sindicato Rural.
O presidente da 10ª edição e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin, anunciou a abertura da comercialização dos espaços internos e externos que está sendo realizado no Centro Administrativo do Parque de Exposições.
Casarin agradeceu a confiança dos membros das entidades que compõem a comissão central da feira e do Governo Municipal para que continuasse à frente do evento. Ele disse que a edição de 2018 exigiu muito esforço e dedicação dos organizadores, o que foi compensado com a superação das expectativas. “A edição passada foi um desafio muito grande, por tratar-se de um novo formato. Esperávamos entre 80 e 100 expositores e reunimos cerca de 200. Os excelentes resultados nos motivam a acreditar numa edição ainda maior no próximo ano”.
O presidente estabeleceu para a edição de 2020 a meta de reunir 230 expositores e receber um público em torno de 50 mil visitantes. “Para isso, contamos com o apoio e o esforço de todo o setor da agricultura familiar e continuamos com todo o apoio do Governo Municipal e da comunidade”.
EMPENHO
O prefeito Jacques Barbosa elogiou o empenho das entidades organizadoras na retomada da FEAAGRI ocorrida no ano passado e ressaltou as excelentes perspectivas para a próxima edição. “É uma oportunidade para que os nossos produtores façam a comercialização, mas, também, para que a comunidade conheça o que é produzido aqui”.
Em termos de produção, o prefeito enfatizou que já são 16 agroindústrias regularizadas e outras duas em processo de estruturação, além da certificação da produção de orgânicos. “Essa é uma tendência mundial. Estamos investindo nisso e existe um espaço ainda muito grande para avançar”.
Outra área que recebe atenção do Governo Municipal é a piscicultura. Um trabalho realizado em parceria com a URI Santo Ângelo foi citado pelo prefeito. “Existe o estudo para implantação de um abatedouro de peixes para fortalecer esse setor. E para viabilizar isso, precisamos contar com o apoio dos nossos deputados na liberação de recursos”.
Jacques falou ainda dos investimentos do Governo Municipal para o interior. Ele citou o edital aberto para a aquisição de duas patrolas e de um caminhão que irão reforçar o parque de máquinas da Secretaria dos Transportes, que já recebeu uma nova retroescavadeira na semana passada. “Reforço significativo para melhorar a nossa capacidade de recuperar as estradas, principalmente nos períodos de chuva, que é uma das necessidades mais básicas do interior”.
AÇÕES E RESULTADOS
O presidente da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais (APROCOHSA), Reinaldo Machado, comemorou o excelente momento vivido pelo setor em Santo Ângelo. “As ações que são feitas em parceria com o Governo Municipal tem apresentado um retorno muito significativo. E a FEAAGRI é o ponto alto para destacar essa produção rica que possuímos. É o espaço de divulgação e comercialização que fortalece o setor na busca pela ampliação da geração de emprego e renda no meio rural”.
O secretário municipal de Agricultura, Gilmar Borges, acentuou que é uma enorme responsabilidade promover uma edição da FEAAGRI ainda maior do que a do ano passado. “Mas com o empenho de todos e o apoio do Governo Municipal vamos fazer ainda melhor”. 
PRESENÇAS
Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Loureiro; a promotora de Justiça, Paula Mohr; presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e coordenador do Setor das Agroindústrias e Associações de Produtores da Secretaria Municipal de Agricultura, Diomar Formenton; os secretários municipais João Baptista Santos da Silva (Indústria e Comércio); Adolar Queiroz (Obras e Serviços Urbanos); João Terra do Amaral (Transportes); Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente); Vando Ribeiro de Souza (Turismo, Esporte, Lazer e Juventude) e Everaldo de Oliveira (Assistência Social, Trabalho e Cidadania); os vereadores Vinícius Makvitz, Pedro Waskiewicz e Valter Mildner; chefe do Escritório da EMATER, Álvaro Uggeri Rodrigues; o supervisor regional da EMATER, Rubens Tesche; presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi; Odila Motta, da MK Produções Culturais; Francisco Medeiros, presidente do Comtur; Odorico Bessa Almeida, provedor do Hospital Santo Ângelo; Pedro Ribeiro, presidente do Sindicato dos Taxistas e os assessores parlamentares Nara Damião, Nívio Braz e Adelmo Fonseca.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes

Últimas Notícias sobre Agricultura

  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
    O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Equipe Field Crops,
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
    ">
    • 17/05/2024