Semana da Alimentação valoriza a produção local

  • Programação se estende até sábado, 19, quando será realizada a Mostra de Produtos e a comemoração dos dois anos do Café Colonial Missioneiro

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 16/10/2019 às 07:50   |   Imprimir

Foi aberta na manhã desta terça-feira, 15, a programação da Semana Municipal da Alimentação. O ato de abertura foi realizado no Pavilhão das Agroindústrias e Agricultura Familiar da Avenida Venâncio Aires.
A Semana Municipal da Alimentação é promovida pelo Governo Municipal com integração das suas secretarias municipais de Agricultura, Assistência Social, Saúde e Educação e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) em conjunto com a Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA), EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (COMDASA).
A valorização da produção local foi o tema dos pronunciamentos. O prefeito Jacques Barbosa destacou a lei de incentivo às agroindústrias, criada recentemente, e a portaria assinada nesta semana com a formação da comissão que irá avaliar os pedidos. A comissão é formada por representantes do STR, EMATER, SEMAGRI e COMDASA. “Uma forma de agilizar os pedidos e dar incentivo a quem quer investir e produzir mais e de forma legalizada.” Jacques ainda falou sobre outros investimentos feitos para o meio rural, como as recentes aquisições de duas motoniveladoras, uma retroescavadeira e um caminhão, “num investimento de R$ 2 milhões, para dar suporte à população do interior”.
O prefeito ainda citou a parceria com o Ministério Público na ação pioneira no Estado que trata da questão do saneamento rural. “A qualidade da água é essencial para a população e para as agroindústrias. Com recursos da CORSAN, estão sendo investidos R$ 600 mil nesse projeto que é tão importante”.
O chefe do Executivo anunciou também que, por meio de um convênio com o SEBRAE, Santo Ângelo foi eleita Cidade Empreendedora e receberá subsídios para alguns programas especiais. Ele indicou entre esses projetos a capacitação do setor de inspeção e o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. “Esse programa deve iniciar em janeiro do próximo ano e vai buscar facilitar a situação de quem quer regularizar a sua agroindústria. O Governo Municipal está procurando fazer a sua parte. A fiscalização é feita de maneira pró-ativa, para ajudar. Temos espaço para ampliar a produção e potencial para isso”.
A promotora da Justiça Especializada, Paula Mohr, elogiou a sensibilidade do prefeito Jacques Barbosa em relação à regularização das agroindústrias. “É uma preocupação de muitos anos do Ministério Público, não só cobrar, mas viabilizar a regularização. Estou feliz com o avanço do trabalho e cada vez mais a adesão de produtores que buscam a sua regularização. A administração municipal está de parabéns pelos incentivos que tem alcançado às agroindústrias. Esse é um cenário que não irá retroceder e que só avançará”.
Paula ainda afirmou que o MP é parceiro para trabalhar em conjunto com o Governo Municipal e as entidades com objetivo de ampliar o Pavilhão das Agroindústrias, possibilitando melhoria para a realização do Café Missioneiro e outros eventos.
Também se pronunciaram destacando os avanços das agroindústrias locais, Reinaldo Machado, presidente da APROCOHSA; a nutricionista Vera Scherbaum, em nome do COMSEA e Diomar Formenton, representando a Secretaria Municipal da Agricultura.
Também estiveram presentes, o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Loureiro; os secretários municipais Gilmar Borges (SEMAGRI), Everaldo de Oliveira (Assistência Social) e Vando Ribeiro de Souza (Turismo); Ubiratan Alencastro, presidente do COMSEA; Álvaro Uggeri Rodrigues, chefe do Escritório local da EMATER; Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o vereador Vinícius Makvitz.
PROGRAMAÇÃO
Até a sexta-feira, 18, estarão sendo promovidas palestras e cursos e no sábado, 19, no Pavilhão da Avenida Venâncio Aires será realizada Mostra de Produtos e comemoração dos dois anos do Café Missioneiro.
Na quinta-feira, 19, será realizado o Seminário da Agricultura Familiar, com início às 13h30min, no auditório do Centro Municipal de Cultura. Diomar Formenton, coordenador das Agroindústrias e Associações da Secretaria Municipal da Agricultura, e Reinaldo Machado, presidente da APROCOHSA, estarão falando sobre o programa desenvolvido pelo Governo Municipal de incentivo ao setor. Depois, será palestrante a engenheira de alimentos e fiscal sanitária da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Morgana Bervian.
No sábado, 19, durante a 1ª Mostra de Produtos das Agroindústrias e Agricultura Familiar, também haverá comercialização de peixe frito e serão arrecadadas doações de alimentos para a Pastoral da Criança.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes