Santo Ângelo tem primeira agroindústria integrando o SUSAF

  • Governo Municipal aderiu ao sistema no ano passado. Embutidos Buriti vai ampliar mercado regional com a comercialização de produtos de origem animal

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 31/10/2019 às 13:38   |   Imprimir

A política de investimentos e de valorização da agricultura familiar do Governo Municipal, somado ao empreendedorismo nato do produtor de Santo Ângelo, tem confirmado resultados altamente positivos para o fortalecimento das agroindústrias e da economia local.
A gestão municipal, além de atuar decisivamente na formalização de 17 agroindústrias de Santo Ângelo, recebeu nesta semana a confirmação do acesso ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) da Embutidos Buriti, agroindústria instalada no Distrito Buriti, que comemora no próximo dia 3 de novembro, 14 anos de registro como matadouro, frigorífico e fábrica de produtos cárneos. A confirmação foi feita pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.
Nesta terça-feira, 29, o prefeito Jacques Barbosa recebeu os empresários Marcos Luís Hunger e a esposa Beatriz Hunger, proprietários da agroindústria, juntamente com o coordenador das Agroindústrias e das Associações de Produtores da Secretaria da Agricultura, Diomar Formenton, e a médica veterinária Emília Stehmann, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para comemorar o anúncio que permitirá a expansão da indústria familiar rural.
A partir da oficialização a Embutidos Buriti abre espaço para comercializar seus produtos de origem animal agroindustrializados para todo o território gaúcho, vislumbrando crescimento econômico para o empreendimento rural, gerando emprego e renda.
“É uma grande conquista para Santo Ângelo e que vem de encontro à nossa política de governo, ampliando as áreas de comércio, garantindo mais renda para os empresários rurais familiares e a possibilidade de criação de novas frentes de trabalho no município”, avaliou o prefeito Jacques.
Santo Ângelo é o quarto município da Região das Missões, entre os 26 afiliados a AMM, a ter uma agroindústria integrando o sistema. O SUSAF foi implantado no Rio Grande do Sul a partir da Lei 13.285, de 4 de novembro de 2011. Entretanto, em oito anos poucos municípios aderiram ao sistema em razão da burocracia. O decreto do Governo do Estado, nº 54.189, de 14 de agosto de 2018, agilizou os trâmites e abriu facilidades técnicas para a adesão dos municípios. Santo Ângelo aderiu ao SUSAF em cinco de novembro do ano passado.
PLEITOS
Hunger solicitou ao Executivo os benefícios da lei municipal que fomenta o desenvolvimento das agroindústrias e da agricultura familiar, com a realização de melhorias na propriedade, no acesso e no entorno do empreendimento, preparando a Embutidos Buriti para a expansão. A inauguração da nova agroindústria, segundo o proprietário, está prevista para a primeira quinzena de dezembro.
Conforme a lei de incentivo, o pleito será encaminhado para análise de uma comissão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (COMDASA) formada pela Secretaria Municipal da Agricultura, EMATER, STR, além do próprio conselho.

Fotos: Fernando Gomes