Município vai oferecer estrutura para abate e transporte de peixes para a feira

  • Prefeito Jacques trabalha articulado com parlamentares para emendas destinadas à ampliação do Pavilhão de Hortigranjeiros

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 27/02/2020 às 08:51   |   Imprimir

Nesta quinta-feira (28), às 10h30min, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) realiza reunião para tratar da Feira do Peixe deste ano, evento que ocorrerá em abril durante o período da Páscoa.
A reunião é promovida pela Semagri e Associação dos Produtores de Peixe de Santo Ângelo (Apropesa), entretanto, produtores que não estejam ligados à entidade podem participar já que também será tratado no encontro assunto ligado ao desenvolvimento da piscicultura no município.
Diomar Formenton, coordenador das Agroindústrias e Associações da Semagri, afirma que está sendo retomado o trabalho de desenvolvimento da piscicultura no município e que as perspectivas são muito boas.
Para a Feira do Peixe deste ano, conforme Diomar, o Governo Municipal irá disponibilizar aos produtores as instalações de uma agroindústria localizada em Ilha Grande para que os peixes a serem comercializados sejam abatidos. O local já passou pela inspeção municipal e está adequado. “Esse espaço será utilizado para o abate visando a feira do peixe e depois funcionará no local uma agroindústria de doces, também já com toda a documentação encaminhada”.
Além disso, a Semagri também colocará à disposição dos produtores um caminhão térmico para o transporte dos peixes até o Pavilhão da Agricultura Familiar localizado na Avenida Venâncio Aires, onde será feita a comercialização.
RECURSOS PARA AMPLIAÇÃO
O Pavilhão deverá receber melhorias para proporcionar mais comodidade aos produtores e aos consumidores.
“Já foi destinada uma emenda de R$ 300 mil para ampliação do Pavilhão. Essa emenda é do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT). Será construída uma cozinha e um espaço fechado para realização de promoções como a Feira do Peixe e o Café Colonial Missioneiro.
Segundo Diomar, o Governo Municipal trabalha um projeto para desenvolver a piscicultura. Uma das ações é o abatedouro de peixes. O prefeito Jacques Barbosa já confirmou uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, do deputado Giovani Cherini (PL) para essa obra.

Texto: Hogue Dorneles
Foto: Fernando Gomes/Arquivo