Lançada a Feira das Agroindústrias e Agricultura Familiar

  • Evento será realizado dias 21 e 22 deste mês. APROCOHSA destaca crescimento do setor com incentivos do Governo Municipal

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 09/03/2020 às 10:41   |   Imprimir

A Feira Municipal das Agroindústrias e Agricultura Familiar foi lançada na manhã de domingo, 8, durante mais uma edição do tradicional Brique da Praça. Estiveram presentes o prefeito Jacques Barbosa; deputado estadual Eduardo Loureiro; Reinaldo Machado, vice-presidente da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA) e Diomar Formenton, coordenador do setor de Agroindústrias e Associações da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI).
Reinaldo Machado convidou a comunidade a participar da feira em nome da APROCOHSA e destacou que o setor das agroindústrias tem apresentado um crescimento significativo, fruto da política de incentivo que o Governo Municipal tem realizado. “O desenvolvimento do setor é fruto do trabalho iniciado na gestão do ex-prefeito Eduardo Loureiro e que agora teve prosseguimento no governo do prefeito Jacques, com incentivos ao empreendedorismo rural”, frisou. Reinaldo lembrou a lei de incentivos às agroindústrias, elaborada pelo Governo Municipal e sancionada neste ano. “Trata-se de uma importante alternativa de renda para o meio rural e que está recebendo uma visão especial da administração e os resultados positivos estão aí para comprovar o acerto dessa parceria”.
O prefeito Jacques Barbosa enfatizou que a Feira das Agroindústrias e Agricultura Familiar integra a programação dos 147 anos de Santo Ângelo e que a comunidade está convidada a participar deste e de todos os eventos. Lembrou de projetos importantes para o meio rural, como o projeto de saneamento, que é pioneiro no Estado. “A qualidade da água é imprescindível também para a qualidade dos produtos das agroindústrias de Santo Ângelo, agregando valor à produção, ampliando a possibilidade de emprego e renda no meio rural, levando alimentos saudáveis à mesa do trabalhador”.
Jacques também falou do incentivo que o governo tem dado à APROCOHSA e citou a destinação de recursos para que a entidade mantenha um médico veterinário à disposição dos associados.
O deputado estadual Eduardo Loureiro defendeu as políticas públicas voltadas para o segmento rural, especialmente de valorização da agricultura familiar e agroindústrias. “Essa é a nossa vocação. Temos que ter aproveitamento integral da nossa produção. Santo Ângelo é um polo regional, com um mercado consumidor significativo e isso precisa ser aproveitado. O governo do prefeito Jacques tem trabalhado neste sentido e os resultados são altamente positivos”.
Diomar Formenton lembrou que a Feira Municipal foi criada na gestão de Eduardo Loureiro e retomada na atual administração, fornecendo instrumentos, apoio e estrutura para o crescimento das agroindústrias. “Nos próximos dias, mais duas agroindústrias locais estarão entrando em funcionamento, aumentando a produção e repercutindo em renda no campo”.
PROGRAMAÇÃO
No sábado, 21, das 7 horas às 10h30min será realizado o Café Colonial Missioneiro. Das 7 às 22 horas será realizada a comercialização de produtos de agroindústrias e hortifrutigranjeiros. O ato de abertura oficial da feira está marcado para as 9 horas, com bolo de aniversário do Município. O Café Colonial Missioneiro terá cartão ao preço de R$ 20,00.
No domingo, 22, a programação contará também com o Café Missioneiro, das 7 às 10h30min. A comercialização será realizada das 7 horas ao meio-dia, inclusive com almoço.
A programação é uma parceria da APROCOHSA, SEMAGRI, Câmara de Vereadores, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Acisa, CDL, Sindilojas, URI, Instituto Federal Farroupilha, SESC, FEAAGRI Missões e FENAMILHO.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes