Média da chuva ficou em 83 milímetros e beneficiou pastagens

  • Força-tarefa do Governo Municipal em auxílio aos agricultores de Santo Ângelo já abriu mais de uma centena de bebedouros

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 08/05/2020 às 08:39   |   Imprimir

A chuva registrada no início da semana em Santo Ângelo foi benéfica para a agricultura, especialmente para as pastagens de inverno, produção de hortigranjeiros e fruticultura. O Município teve homologado o decreto de situação de emergência em razão dos prejuízos causados pela estiagem, que alcançaram cerca de R$ 120 milhões.
O levantamento realizado pela Defesa Civil com apoio Secretaria Municipal da Agricultura (SEMAGRI) aponta que a quantidade de chuva registrada nas comunidades rurais ficou bem acima das projeções. “Além disso, com a chuva desta semana, começou a normalizar a situação a oferta de água aos animais”, afirma Diomar Formenton, coordenador das Associações de Produtores e das Agroindústrias da SEMAGRI.
O clima seco e também as elevadas temperaturas nos últimos meses provocaram redução do volume da produção no período. Nestas condições, diminuiu a ingestão de alimentos pelos animais e também houve significativa redução do volume e da qualidade das pastagens implantadas pelos produtores. “Outro fator importante, é que, neste período, houve necessidade de ampliar o fornecimento de ração e silagem aos animais, elevando significativamente o custo de produção. Em síntese, houve redução do volume de leite produzido e aumento dos custos de produção na atividade leiteira”, acentua Formenton.
Conforme levantamento da SEMAGRI, a redução atingiu cerca de dois milhões de litros de leite, o que gera uma perda superior a R$ 2,5 milhões. “Da mesma forma, há grandes prejuízos no rebanho bovino de corte, com redução do ganho de peso corporal, baixos índices reprodutivos, bem como no desenvolvimento dos animais”, observa.
Ainda segundo Diomar, outros segmentos que também se beneficiaram com a excelente chuva foram a produção de hortigranjeiros e, principalmente, as frutíferas que estavam sofrendo muito com a falta de umidade.
Com relação a abertura de bebedouros, Diomar reforça que o quadro ainda é grave. A SEMAGRI abriu mais de uma centena de bebedouros, mas ainda existem muitos agricultores inscritos. “A Secretaria de Transportes também colaborou neste trabalho, principalmente na abertura e remontagem de açudes”, salienta.

Índice de chuva no município
Localidade Índice
Atafona 73 mm
Distrito União (Linha Caimento) 70 mm
Cristo Rei 102 mm
Rincão dos Meotti 65 mm
Restinga Seca 102 mm
Rincão dos Roratos 65 mm
Barra São João 90 mm
Três Sinos 75 mm
Lajeado Micuim 95 mm
Linha Independência 102 mm
Buriti 92 mm
Linha Alegre 104 mm
Lajeado Cerne 97 mm
Rincão dos Mendes 60 mm
Sede (Defesa Civil) 75 mm
Lajeado das Pombas 67 mm
Distrito Sossego 75 mm
CTG Comandaí 100 mm

Foto: Divulgação