APLEGLESA elege nova diretoria

  • Associação é pioneira na adesão ao Marco Regulatório e recebe recursos do município para o aprimoramento genético do rebanho leiteiro

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 23/06/2020 às 09:43   |   Imprimir

A Associação de Produtores de Leite e Gado Leiteiro de Santo Ângelo (APLEGLESA) realizou assembleia de eleição da nova diretoria, na segunda-feira, 22, na Secretaria Municipal da Agricultura (SEMAGRI). Em razão das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus, a eleição foi feita com a presença de um número limitado de associados.
A produtora Vanderléia Mundstok Kreuzber foi aclamada presidente a APLEGESA e terá auxílio na condução dos trabalhos do vice-presidente Anderson Bless, primeiro secretário Carlos Henrique Maier, segundo secretário Renildo Siel, tesoureiro Fábio Cristiano Cassel e segundo tesoureiro Henrique Roth. Também integram a diretoria os conselheiros fiscais Márcio Poerner, Pablo Moraes, Dari Soardi e Vilson Poerner.
A Associação de Produtores de Leite foi a primeira entidade do meio rural de Santo Ângelo a aderir ao Marco Regulatório da Sociedade Civil, em 2018, tornando-se apta a receber recursos públicos para o desenvolvimento do setor leiteiro. De acordo com a direção, os recursos recebidos do Governo Municipal são investidos no aprimoramento genético do rebanho leiteiro para o aumento da produtividade.
Segundo o coordenador das Agroindústrias e das Associações de Produtores da SEMAGRI, Diomar Formenton, Santo Ângelo tem aproximadamente 150 produtores de leite com produção diária de em torno de 60 mil litros, e tem participação em alta escala no desenvolvimento econômico do município.
SERVIÇOS
Formenton destacou que o Governo Municipal, por meio das secretarias da Agricultura e dos Transportes, atuou ao lado dos produtores de leite durante o período da estiagem, abrindo mais de 200 bebedouros, açudes e na recuperação das áreas internas das propriedades rurais com serviços de encascalhamento nos acessos e no entorno dos locais de ordenha, amenizando as perdas do setor, provocadas pela falta de chuvas.
Também participaram da assembleia, as médicas veterinárias Emília Stehmann e Fernanda Polanski, e a técnica Andressa Teloeken Hunger.

Foto: Divulgação/SEMAGRI