SEMAGRI cadastra produtores de laranja

  • Município está implantando politica de estímulo à produção para atender a demanda de agroindústria instalada no Distrito Buriti

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 03/08/2020 às 09:57   |   Imprimir

A Secretaria Municipal da Agricultura (SEMAGRI) iniciou na última semana o cadastramento de agricultores interessados na produção de laranja em Santo Ângelo, especialmente para a fabricação de suco, visando cobrir uma demanda da Agroindústria de Suco de Laranja Nutifruti, do Distrito Buriti.
O coordenador das Agroindústrias e das Associações de Produtores da SEMAGRI, Diomar Formenton, foi designado pelo prefeito Jacques Barbosa como responsável pelo cadastramento e está visitando as propriedades rurais. Na última semana, Formenton esteve em visita aos produtores Darci e Sueli Missio da Linha Alegre com área de meio hectare de frutífera, e Luis e Ana Calzeta, da localidade de Santa Rita - Olhos D’Água.
As famílias já comercializaram para a Nutifruti desde ano passado e acertaram a venda da produção deste ano. As famílias Missio e Calzeta pretendem ampliar o pomar e, para isso, está sendo feito o cadastro, para posteriormente ser elaborado o projeto para discussão no Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo (COMDASA).
Os produtores poderão procurar a Secretaria Municipal da Agricultura e manifestar o interesse para posterior visita e cadastramento.
O empresário Aldair de Jesus Rosa está acompanhando nas visitas para apresentar e/ou reforçar a parceria da Agroindústria com os citricultores.
INCENTIVO
O prefeito Jacques Barbosa quer incentivar o plantio de laranja em Santo Ângelo para fornecer a matéria prima para a agroindústria de suco instalada na Buriti que tem buscado a fruta em outras regiões do Estado para atender a demanda da produção. Com o anúncio do empresário de aumentar a fabricação de suco, o prefeito vislumbra uma oportunidade para a geração de mais emprego e renda na propriedade rural.
O projeto do Governo Municipal é criar uma política de incentivo para a ampliação da área plantada de laranja. O primeiro passo é o cadastramento dos citricultores que tem interesse em aumentar a área cultivada e/ou iniciar o plantio da fruta.

Fotos: Divulgação