SDR inicia cadastramento de apicultores

  • Projeto Caminhos do Mel tem participação do Frigorífico Alibem, que trabalha para implantação de uma indústria do setor

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 10/06/2021 às 10:56   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) está cadastrando apicultores interessados em participar do projeto Caminhos do Mel. Trata-se de uma ação de incentivo da produção de mel em Santo Ângelo realizado em parceria com o Frigorífico Alibem, que trabalha na instalação de uma indústria melífera na região.

O prefeito Jacques Barbosa é um entusiasta do projeto, acreditando que a apicultura é uma opção de renda muito interessante para o meio rural, tendo a possibilidade, inclusive, de unir a produção com o turismo rural.

O coordenador de Projetos e Programas da SDR, Diomar Formenton, afirma que os procedimentos foram definidos em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Frigorífico Alibem e entidades parceiras.

Diomar destaca que a SDR já está sendo procurada para informações e cadastros. Nesta semana, dois apicultores se inscreveram no projeto, Thomé Antonio Gebert da São José da Buriti e Vladimir Heis da Silva do Distrito Buriti. “É mais uma importante alternativa para o município que tem propostas importantes de programas, com o apoio Governo Municipal e outros com parcerias, como a URI com os cursos de Agronomia e Veterinária e Instituto Federal Farroupilha com o Técnico em Agricultura e Agronegócio, Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com as demais secretarias municipais”.

CASA DO MEL

Outras ações relacionadas à apicultura estão sendo desenvolvidas. A Casa do Mel de Linha Alegre está em fase de desmembramento do terreno para a agroindústria por meio do agricultor Dirceu Donadel para a Prefeitura, com posterior licitação do material necessário para a construção.

Também está programado um curso sobre Apicultura em parceria com o SENAR, com organização do Sindicato Rural, para os dias 28,29 e 30 de setembro e 1º de outubro.

Diomar destaca ainda que a SDR trabalha em outros programas, como incentivo às agroindústrias; PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); associativismo; fruticultura; bovinocultura de leite; suinocultura; piscicultura; hortigranjeiros; irrigação; secagem e armazenagem de grãos; turismo rural; ovinocultura e produção orgânica.

Foto: Divulgação