Agroindústria de Doces irá retomar produção

  • Alvará sanitário das instalações na Ilha Grande será liberado nos próximos dias para o processamento de produtos oriundos da agricultura familiar

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 15/07/2021 às 12:22   |   Imprimir

O Governo Municipal investe forte na agroindústria familiar garantindo mais renda ao agricultor, estimulando a sua permanência no meio rural e produzindo alimentos. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a Associação de Produtores de Melão da Ilha Grande irá retomar suas atividades com o processamento de frutas.
Depois de vários anos de portas fechadas, o prédio onde está instalada a agroindústria teve liberado o Alvará Sanitário, após vistoria realizada pelos técnicos da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. O anúncio foi feito pelo coordenador de projetos e Programas da SDR, Diomar Formenton, e comemorado pelo presidente da associação da Ilha Grande, Alessandro Peppe.
O projeto técnico e o prédio para as instalações da agroindústria foram construídos com recursos públicos e, mais recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Rural fez todo o encaminhamento da documentação para que o espaço físico fosse vistoriado e liberado para iniciar a produção.
Segundo Formenton, o alvará deverá ser liberado nos próximos dias, permitindo a retomada do processamento de doces para a fabricação de compotas de produtos como melão, abóbora, melancia, morango, pêssego, batata doce e outros. “A associação poderá processar e fabricar frutas cristalizadas, mandioca congelada, pepino em conserva, seguindo as orientações das Boas Práticas de Fabricação”, concluiu.
Segundo o prefeito Jacques Barbosa, o fortalecimento do setor primário é política de governo para a geração de emprego e renda no meio rural. “Nossa prioridade é promover o desenvolvimento do setor. Formalizamos agroindústrias; instituímos o Plano de Saneamento Rural, programa pioneiro em território gaúcho; cedemos médico veterinário para garantir a sanidade animal dos produtos comercializados; e sancionamos a lei que permite o incentivo do município à expansão dos empreendimentos rurais; além de uma série de medidas de gestão para fortalecer a agricultura familiar”, destacou.
 
Foto: Divulgação