Melhoria na estrutura viária e incentivo à diversificação marcam trabalho da SDR

  • Na comemoração do Dia do Colono e Motorista, prefeito Jacques Barbosa e secretário Álvaro Uggeri Rodrigues destacam ações que beneficiam os produtores rurais

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 23/07/2021 às 09:46   |   Imprimir

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Santo Ângelo, Álvaro Uggeri Rodrigues, ressalta que o Dia do Colono e Motorista merece ser comemorado, pois o trabalho de produzir o alimento e também fazê-lo chegar para as pessoas expressa a grande importância para a sociedade dessas duas categorias. “ Muito provável que nem toda a população saiba, mas há um grande esforço e investimento financeiro para que as atividades, de produzir e transportar, sejam realizadas. Portanto, deixo aqui meus sinceros parabéns e desejos de que todos os envolvidos nessa missão continuem com seu nobre trabalho”, observa.
Ele lembra que em Santo Ângelo, há uma matriz diversificada na produção agropecuária, onde se destacam a produção de soja, milho, trigo, leite e suínos. Também, em menor escala, há produção de aveia, canola, linhaça, frutíferas, hortaliças e carne bovina. “É importante ressaltar o aumento no número de agroindústrias, que abrangem setores de farináceos, derivados de leite, derivados de carne e frutas”.
No último Censo Agropecuário, realizado no ano 2017 pelo IBGE, foram identificados 1.216 estabelecimentos agropecuários no interior do município, sendo que 83,96% das propriedades eram de até 50 hectares, o que indica presença significativa da agricultura famíliar.
AÇÕES
Álvaro reforça que nesta realidade, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural tem procurado realizar suas ações. “Os eixos principais são a melhoria da estrutura viária do meio rural e o incentivo a atividades que diversifiquem a matriz produtiva e gerem renda às famílias de agricultores”, acentua.
No quesito estrutura viária, realizou-se,este ano, intenso trabalho de manutenção de estradas para o transporte da safra de soja e milho, perfazendo 792 km. Porém, Álvaro lembra que o foco principal é a execução de trabalhos onde a necessidade é a recuperação das estradas, ou seja, onde ocorrem problemas de formação de barro e, portanto, de deslocamento das pessoas e do escoamento da produção. “Essa forma de condução dos trabalhos tem exigido bastante esforço dos servidores da Secretaria e investimento financeiro da Prefeitura, mas acredita-se que uma condição boa de estradas é um elemento básico para o estímulo da produção”.
Outra ação destacada é a destinação de maquinários e equipamentos para as associações de produtores. O Governo Municipal trabalha na captação de recursos por meio de programas e emendas parlamentares o apoio e o aparelhamento das associações de agricultores, com valores expressivos. “No interior é produzida a nossa riqueza e, por isso, nos empenhamos tanto para que nossos agricultores tenham condições de produzir com maior eficiência, fortalecendo nosas agroindústrias, mantendo as famílias no meio rural, com geração de emprego e renda”, acentua o prefeito Jacques Barbosa.
PROGRAMAS DE INCENTIVO
Na área que coincide com o nome da Secretaria, ou seja, Desenvolvimento Rural, estão sendo pensados programas de incentivo ao desenvolvimento de atividades como piscicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, apicultura, fruticultura e produção orgânica. O secretário Àlvaro frisa que já existe um programa de incentivo às agroindústrias e estão em andamento o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que incentivam os produtores incrementarem a produção de alimentos em suas áreas.
“Os desafios são grandes, sabe-se que os resultados não aparecem rapidamente, serão frutos de um processo de diálogo e trabalho entre o poder público e os agricultores, que são empreendedores rurais, mas, por outro lado, há convicção de que existe um grande potencial de desenvolvimento do setor rural no município”, avalia.
 
Texto: Hogue Dorneles
Foto: Fernando Gomes