Aberta a Semana Municipal da Agricultura Familiar

  • Prefeito Jacques Barbosa anunciou que licitação da obra de ampliação do Pavilhão da Avenida Venâncio Aires deverá ser aberta em breve

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 27/07/2021 às 13:33   |   Imprimir

Na manhã desta terça-feira (27) foi aberta oficialmente a Semana Municipal da Agricultura Familiar de Santo Ângelo. O ato foi realizado no Pavilhão da Agricultura Familiar da Avenida Venâncio Aires.
A programação destinada a valorizar a produção da agricultura familiar santo-angelense foi proposta pelo vereador Maurício Loureiro (PDT) e está incluída no Calendário Oficial do Município. Neste ano, a programação será realizada até o próximo sábado (31), com atividades restritas devido a pandemia.
O prefeito Jacques Barbosa destacou o trabalho realizado pelos agricultores familiares e a expansão das agroindústrias, ofertando produtos de qualidade para a população, gerando emprego e renda. O prefeito também relatou que o projeto de ampliação do Pavilhão da Avenida Venâncio Aires já está cadastrado na Caixa Federal e que a licitação para a obra deverá ser realizada nos próximos dias. “Esperamos que na Semana da Agricultura Familiar do próximo ano já possamos estar utilizando o novo espaço, que servirá para sediar eventos como o Café Colonial Missioneiro e a Feira do Peixe, entre outros”.
A ampliação do Pavilhão será realizada com recurso de R$ 250 mil oriundo de emenda do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT).
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Àlvaro Uggeri Rodrigues, avaliou que com 85% dos estabelecimentos rurais de Santo Ângelo pertencendo a agricultura familiar, nada mais justo que reconhecer e valorizar esse trabalho com políticas públicas e ações voltadas para o desenvolvimento do setor.
Márcia Brutti, em nome da APROCOHSA, anunciou que para marcar a semana, a entidade estará realizando o sorteio de três sacolas retornáveis recheadas de produtos coloniais entre os clientes no próximo sábado (31).
PROGRAMAÇÃO
O Comdasa realizará assembleia nesta quarta-feira (28), às 14 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. E na sexta-feira (30), às 9 horas, iniciarão as atividades da agroindústria de doces da APMIG na localidade de Ilha Grande.
A abertura contou com as presenças do prefeito Jacques Barbosa; presidente da Câmara de Vereadores, Nader Awad; secretários municipais Àlvaro Uggeri Rodrigues (Desenvolvimento Rural) e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); vereadores Gilberto Corazza e Vando Ribeiro; Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e da 10ª Feaagri Missões; Márcia Brutti, presidente da APROCOHSA (Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo) e Diomar Formenton, coordenador de Programas e Projetos da SDR.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes