Governo Municipal subsidia mudas frutíferas

  • SDR repassa gratuitamente até cem mudas por agricultor, que se compromete no plantio de no mínimo mais 50%

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 08/09/2021 às 13:49   |   Imprimir

O Governo Municipal de Santo Ângelo investe na fruticultura como forma de diversificação e geração de renda para a agricultura familiar, com a venda in natura e transformada em produtos como schmier, geléias, compotas, sucos, entre outros.

Esse programa é trabalhado em parceria com associações como Associação dos Produtores de Frutas da Buriti (Aprofruta), Associação dos Produtores de Melão da Ilha Grande (APMIG), Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA) e outras.

O subsídio para aquisição de mudas é baseado na Lei Nº 4.312 de 24 de julho de 2019. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural repassará até 100 mudas de frutíferas por agricultor com a obrigação de o agricultor plantar no mínimo mais 50% .

De acordo com o secretário municipal Álvaro Uggeri Rodrigues, a SDR realizou cadastro com agricultores que já possuem o cultivo de frutas, com experiência no setor e que comercializam em feiras e supermercados. Diomar Formenton, coordenador de Programas e Projetos da SDR, slaienta que a SDR cadastrou dez produtores, totalizando 1.106 mudas, entre laranja suco, laranja de umbigo, figo, bergamota ponkan, bergamota montenegrina, pêssego, videira e ameixa nêspera.

Deste total, caberá a SDR o repasse de 611 mudas com valor unitário de R$ 16,00 e valor total de R$ 9.776,00. Àlvaro ressalta que a assistência técnica caberá a EMATER, parceira da iniciativa e o projeto será apresentado e discutido no Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo ( COMDASA).

O prefeito Jacques Barbosa afirma que o Governo Municipal está trabalhando na fruticultura como alternativa para que a produção seja diversificada, ampliando a renda e incentivando a permanência dos agricultores e a sucessão familiar rural.

Texto: Hogue Dorneles

Foto: Fernando Gomes/Arquivo