Produtores participam de curso sobre apicultura

  • Iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater. Participante

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 27/09/2021 às 13:19   |   Imprimir

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (27), o curso sobre apicultura que envolve dez agricultores santo-angelenses. O curso é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e se estenderá até quinta-feira (30). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater. Os participantes foram cadastrados pela SDR dentro do Programa Municipal de Apicultura.

A instrutora Angélica de Almeida Lara destaca que serão dois dias de aulas teóricas e outros dois de aulas práticas, dando ênfase a temas como a biologia e características das abelhas; ciclo de vida, anatomia interna e externa; equipamentos e acessórios; localização e instalação de apiários e manejo de colméia. Nesta terça-feira (28), estará participando da atividade um representante do Projeto Maxibem, que atuará na exportação de mel.

Na abertura do curso, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Àlvaro Uggeri Rodrigues, lembrou que a política do Governo Municipal liderado pelo prefeito Jacques Barbosa abrange todos os setores do meio rural, buscando criar alternativas de renda aos produtores. “Trabalhamos em várias áreas, como a fruticultura, a piscicultura, as agroindústrias, e a produção de mel está incluída. Existe um potencial grande nessa área e com o projeto do Alibem será criado espaço para o escoamento da produção”.

O presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz, lembrou que o SENAR capacita e certifica os produtores em várias áreas e a apicultura está em expansão, especialmente pela expansão da produção de orgânicos. Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, também salientou sobre a importância dos investimentos na diversificação da produção e lembrou que o imposto pagos pelo produtores para a manutenção do chamado Sistema S tem um retorno garantido. “Essa qualificação dos nossos agricultores é um trabalho elogiável e que valoriza o que pagamos”.

Diomar Formenton, coordenador de Programas e Projetos da SDR, observou que foram definidas dez vagas para o curso cumprindo os protocolos sanitários da pandemia e, também, que o cadastro dos produtores interessados na apicultura segue sendo realizado pela Secretaria.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes