Programa de Fruticultura contempla produtores de Santo Ângelo

  • Governo Municipal está investindo mais de R$ 9,7 mil em mudas para estimular produção e mais renda no meio rural e atender demanda das agroindústrias

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 14/10/2021 às 11:15   |   Imprimir

Uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) envolvendo técnicos da Emater, produtores da agroindústria familiar fechou o cadastramento do Programa de Fruticultura que o Governo Municipal está implantando para incentivar a produção no meio rural e atender a demanda das agroindústrias locais que fabricaram sucos, compotas, geleias e shmier, e os programas institucionais de aquisição de alimentos.
O programa foi gestado depois de o prefeito Jacques Barbosa, ainda em seu primeiro mandato, ter visitado as agroindústrias de Santo Ângelo e ouvido a necessidade de projetos para incentivar a instalação de pomares e fomentar a fabricação dos produtos derivados de frutíferas, ampliando as alternativas de renda para os agricultores familiares e estimulando a diversificação da cultura nas propriedades rurais. “Nossa prioridade é manter um cenário favorável para o desenvolvimento social e econômico da cidade e do meio rural. Estimular a produção é garantir mais renda às famílias e emprego no campo”, assinalou o prefeito.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, salientou que o município irá repassar até cem mudas de frutíferas por agricultor, um investimento de R$ 9.776,00. Em contrapartida, o produtor terá de adquirir ao mínimo mais 50% do número de sementes recebidas.
O coordenador de Projetos e Programas da SDR, Diomar Formenton, explicou que serão repassadas 1106 mudas frutíferas para 10 agricultores cadastrados. Entre as mudas que serão distribuídas, informou, estão variedades de laranja, figo, bergamota, pêssego, videiras, ameixa e nêspera.
Ainda segundo o coordenador, por meio do programa, o Escritório da Emater de Santo Ângelo prestará a assistência técnica aos produtores e a visitação às propriedades já iniciará na próxima semana. “Estaremos junto com a Emater dando início às orientações necessárias aos agricultores para o preparo do local onde serão plantadas as mudas”, afirmou Formenton.
Pelo programa, a SDR poderá prestar serviços na propriedade para efetivar o plantio das mudas. A previsão é de que as mudas estejam plantadas até abril do próximo ano.
PARTICIPAÇÃO
Também estiveram presentes na reunião na SDR, a agrônoma da Emater, Márcia Dezen, os produtores contemplados e servidores municipais.
 
Foto: Divulgação
Texto: Tarso Weber