Seminário aponta evolução na cadeia produtiva de alimentos

  • Santo Ângelo tem 26 agroindústrias formalizadas. Prefeito Jacques Barbosa anunciou serviço de consultoria sobre gestão de desenvolvimento rural aos produtores

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 21/10/2021 às 10:22   |   Imprimir

Inserido na programação Semana Municipal da Alimentação de Santo Ângelo, o Seminário da Agricultura Familiar – Encontro das Agroindústrias, foi realizado no Centro de Cultura na tarde de quarta-feira, 20.
Na abertura do evento, o prefeito Jacques Barbosa anunciou que o Governo Municipal está contratando empresa de consultoria para aprimorar a gestão de desenvolvimento rural, direcionado ao setor primário local. “Queremos de fato o desenvolvimento rural. Queremos internet no campo para abrir novas possibilidades de mercado e potencializar a cadeia para comercializar a produção em programas institucionais por meio de licitações públicas. Vamos, em conjunto, organizar a produção e o fornecimento de alimentos para o município”, declarou.
Em sua manifestação, Jacques lembrou que o Governo Municipal tem atuado junto ao agricultor criando um ambiente favorável para os negócios, citando a legislação de incentivo à agricultura familiar e às agroindústrias, o suporte financeiro da gestão para a manutenção do pavilhão da Avenida Venâncio Aires e o Plano de Saneamento Básico Rural, reconhecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como um dos três melhores programas de sustentabilidade do país, com foco na melhoria do abastecimento de água, esgotamento sanitário doméstico e o uso de agrotóxicos e a destinação final das embalagens. “Sem água de qualidade, não há produto de qualidade”, disse.
O prefeito também destacou a atuação da promotora Paula Mohr, do Ministério Público de Santo Ângelo, que tem sido uma aliada na luta pelo desenvolvimento do meio rural, sem deixar de cumprir sua prerrogativa de fiscalização dos serviços públicos.
MP
A promotora da Justiça Especializada, Paula Mohr, também se pronunciou na abertura do Seminário da Agricultura Familiar e falou sobre o trabalho conjunto com o Governo Municipal para a formalização das agroindústrias. A promotora destacou a sensibilidade e o diálogo do prefeito Jacques Barbosa no direcionamento de ações para a regularização das agroindústrias. “A parceria do município com o Ministério Público foi fundamental para a formalização e mostrou que estamos no caminho certo. É um trabalho sério com resultado prático para os agricultores”, assinalou.
Paula Mohr destacou ainda a premiação do CNMP ao Plano de Saneamento Rural de Santo Ângelo. “A qualidade da água é um dos eixos do Plano de Saneamento Rural. Sem água de qualidade, não há como impulsionar a produção agroindustrial. Esta ação conjunta vai levar desenvolvimento para o interior, gerando mais emprego e renda, permitindo que as famílias permaneçam no meio rural. É para a frente que a gente caminha”, concluiu.
O SEMINÁRIO
O evento foi promovido pelo Governo Municipal de Santo Ângelo, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (SDR), de Desenvolvimento Social (SDS), Secretaria Municipal da Saúde e Vigilância Sanitária, com apoio da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA), SESC, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Câmara de Vereadores.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, informou que Santo Ângelo tem atualmente 26 agroindústrias formalizadas.
O seminário teve a apresentação de painéis, com a apresentação dos projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), apresentado por Diomar Formenton, com a participação da presidente da APROCOHSA, Márcia Brutti e do produtor Reinaldo Machado.
Em seguida, a veterinária Fernanda Polanski e a técnica agrícola Andressa Teloeken, da equipe do Serviço de Inspeção Municipal, explicaram a importância do consumo de produtos inspecionados de origem animal.
A nutricionista Vera Sanches, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, discorreu sobre alimentação saudável e a técnica agrícola Andressa Teloeken, Elizabete Rodrigues e Jean Carlos Lemos explicaram aos agricultores sobre o Programa Aquisição de Alimentos (PAA).
PRESENÇAS
Também participaram da cerimônia de abertura, o presidente em Exercício da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Gonçalves; a primeira-dama Juliana Barbosa; o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adolar Queiroz; os vereadores Vando Ribeiro de Souza e Nivaldo Langer de Moura; representantes de universidades e de entidades ligadas ao setor primário.
Texto: Tarso Weber
Fotos: Fernando Gomes

Últimas Notícias sobre Agricultura

  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
    O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Equipe Field Crops,
     
    ">
    • 17/05/2024
  • <div class=
    Palestra vai abordar as tendências climáticas
     
    ">
    • 17/05/2024