SDR incentiva produção de alimentos orgânicos

  • Secretaria Municipal e agricultores familiares estão atentos à demanda por alimentos mais saudável e a produção de orgânicos se torna uma alternativa

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 10/02/2022 às 09:22   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) atua no incentivo da expansão de todas as alternativas de renda para os produtores, especialmente na agricultura familiar. Dentro desse trabalho está o incentivo ao cultivo e comercialização de alimentos orgânicos.

Dentro desse projeto, na tarde de terça-feira (😎 foi realizada mais uma reunião do Grupo de Produtores Orgânicos Sabor Missioneiro de Santo Ângelo e na oportunidade foi avalizada a inserção de mais uma família da agricultura familiar que aposta na produção de alimentos sem o uso de agroquímicos. Os produtores Luziana Argenta e Olímpio Silveira e o filho Leonardo residem em Rincão dos Meotti.

O Grupo Sabor Missioneiro existe desde maio do ano de 2018, sendo composto por quatro famílias que contam com Certificação de Produção Orgânica e, a partir de agora, a nova integrante entra em fase de transição por um ano. Após esse período também receberá o certificado expedido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), obedecendo aos critérios da Instrução Normativa nº 46, de 6 de outubro de 2011.

“O certificado é concedido por meio do sistema solidário participativo de geração de credibilidade, onde a elaboração e verificação de normas de produção ecológica são realizadas com a participação efetiva de agricultores e consumidores”, salienta Marita Minetto, assessora para o desenvolvimento de projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) e especialista em Agroecologia .

VISITAS

Foram realizadas visitas para conhecer e avaliar mais duas propriedades que estão dispostas a receber as orientações e seguir os trâmites para a obtenção do Certificado de Produção Orgânica. “É muito importante ter novas famílias dispostas a cultivar alimentos em um sistema de cultivo orgânico de base agroecológica, pois isso demonstra a preocupação e o interesse dos agricultores em fornecer alimentos de qualidade para os consumidores”, afirma Felipe Eich, coordenador da Comissão de Ética do Núcleo Missões da Rede Ecovida de Agroecologia.

O assistente técnico Regional da Emater/RS-Ascar, agrônomo Gilmar Francisco Vione, frisa que todas as orientações pertinentes ao processo são repassadas de forma direta ou por meio de capacitações com disponibilidade de consultas sempre que necessário para resolver problemas que vão surgindo no decorrer do tempo. Esse trabalho é realizado pelos técnicos da Emater e da Rede.

Além de Marita, Vione e Eich, também acompanhou o trabalho a agricultora Rosane Oliveira, que trabalha no cultivo de orgânicos do município de Santa Rosa e que aproveitou para compartilhar sua experiência.

Texto: Hogue Dorneles

Foto: Divulgação