Governo Municipal entrega sementes para formação de pastagens

  • Foram beneficiados 126 agricultores familiares cadastrados no Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo (Comdasa)

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 16/03/2022 às 09:24   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Santo Ângelo realizou na manhã desta quarta-feira, 16, a entrega gratuita de 350 sacas de 40 quilos de aveia preta para 126 agricultores familiares. A medida visa minimizar os efeitos da estiagem e proporcionar uma melhor e mais qualificada alimentação ao rebanho bovino, além da preservação e proteção do solo agrícola. O investimento é de R$ 26 mil.

A entrega das sementes integra as ações realizadas pelo Governo Municipal em apoio aos agricultores atingidos pela estiagem, incluindo a abertura de mais de uma centena de bebedouros, poços artesianos, troca de reservatórios, tubulações e doações de cestas básicas.

O secretário Francisco da Silva Medeiros esclarece que os produtores contemplados foram cadastrados no Comdasa e o escritório local da Emater incluiu os produtores de leite. A quantidade foi estabelecida mediante a comprovação do rebanho registrado na Inspetoria Veterinária. Foram entregues sacas para plantio de meia, uma e duas hectares.

O prefeito Jacques Barbosa, ao participar do ato de entrega das sementes, lembrou que o Governo Municipal já realizou investimento superior a R$ 450 mil para combater os efeitos da estiagem. “Estamos procurando atender todas as demandas provocadas pela falta de chuva e continuamos trabalhando para mitigar esses prejuízos, esperando contar com o auxílio dos governos estadual e federal”.

Um dos agricultores beneficiados foi Arnildo Brückman, do Distrito de Buriti, ele recebeu quatro sacas de sementes e utilizará para recompor a pastagem em dois hectares. “Chegou em boa hora. Vai ser fundamental, porque perdi toda a pastagem e já estou alimentando o gado com milho seco”, agradeceu. Arnildo produz queijo, requeijão e manteiga, além de hortigranjeiros, e comercializa com supermercados.

O coordenador de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Diomar Formenton, acompanhou a entrega.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes