Agricultores participam de oficina de compostos orgânicos

  • A atividade foi realizada na propriedade de Luziana Argenta e Olimpio Silveira

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 18/05/2022 às 10:39   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Emater/RS-Ascar promoveram na tarde de terça-feira, 17, uma oficina para 20 agricultores familiares e feirantes.

A atividade foi realizada na propriedade de Luziana Argenta e Olimpio Silveira, no Rincão dos Meotti. O casal está em fase de transição para a produção de alimentos orgânicos.

O agrônomo Gilmar Vione, da Regional da Emater de Santa Rosa, demonstrou aos agricultores como fazer o adubo chamado Bokashi” e também um fertilizante líquido produzido a partir de microorganismos eficientes, coletados na natureza.

Conforme Vione, o Bokashi tem origem na tradição japonesa e é um adubo orgânico que pode melhorar a qualidade da produção de hortaliças, garantindo mais sucesso no cultivo. “O uso do Bokashi na horta vai propiciar hortaliças com características superiores que chegam à mesa dos consumidores em forma de alimentos mais saudáveis e nutritivos, com baixo custo de investimentos, pois utiliza materiais que estão disponíveis na propriedade rural”, salienta Vione.

Já o fertilizante feito com microrganismos eficientes possui diversas aplicações e uma grande vantagem é o enriquecimento da matéria orgânica do solo que torna a atividade agrícola mais econômica e racional.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Àlvaro Uggeri Rodrigues, destaca que a atividade está dentro da política de capacitação dos agricultores que comercializam alimentos na feira e em programas institucionais. Segundo ele, a utilização dos compostos orgânicos só depende da estruturação do agricultor e da sua vontade em tornar o solo mais fértil. “É simples de fazer, não é tóxico, utiliza uma técnica acessível e de baixo custo e é de fácil preparo na propriedade”, define.

Fotos: Divulgação