SDR e Emater orientam agricultores sobre Planejamento da Produção

  • Melhorar a oferta de produtos para suprir a demanda os programas de alimentação gerenciados pelo município estiveram no foco do encontro

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 02/06/2022 às 08:39   |   Imprimir

Inserido no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar implantado pelo Governo Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Santo Ângelo promoveu palestra técnica aos produtores em parceria com a Emater, de orientação sobre o planejamento da produção, com o objetivo de suprir a demanda dos programas de alimentação gerenciados pelo município.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, destacou que os agricultores familiares respondem por grande parte da produção dos hortifrutigranjeiros absorvidos pelos programas e que é necessário o planejamento para atender a demanda. “São propriedades com pequenas áreas, por isso é importante planejar o escalonamento e ter uma produção alinhada ao mercado institucional e privado”.

A palestra foi ministrada pelo assistente técnico regional da Emater, o engenheiro agrônomo Gilmar Vione, que trouxe informações para melhorar a atividade produtiva. “Com o planejamento adequado da produção, o agricultor aumenta suas oportunidades de lucro no momento da comercialização”, afirmou.

Uma das responsáveis pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a servidora Elizabete Rodrigues, disse que na comercialização da produção para o PAA ou para mercados institucionais, a diversificação é importante. “O comprador não adquire apenas um tipo de hortaliça ou legume, ele exige maior oferta e variedade, além de quantidade”.

A sugestão da reunião técnica, acordada com os agricultores locais, é para que eles busquem inovar, cultivando alimentos que não estejam em oferta. Segundo o secretário Álvaro, os vinte produtores se propuseram a iniciar novos cultivos, recebendo orientações da equipe técnica da SDR e da Emater, que buscarão junto a outros órgãos do setor primário, como a Embrapa, o fornecimento de mudas e sementes, adequadas ao solo e o clima regional.

“Com esse alinhamento de ações, pretendemos ampliar a oferta de hortifrutigranjeiros em variedade e quantidade, garantindo a comercialização em cadeias curtas, levando até a mesa dos consumidores, produtos de melhor qualidade”, finalizou o secretário.

Foto: Divulgação SDR