SDR e Emater estudam plano de marketing para APROCOHSA

  • Na reunião foi iniciada uma metodologia de análise do empreendimento

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 09/06/2022 às 10:46   |   Imprimir

Em mais uma iniciativa do Governo Municipal para estimular o empreendedorismo no setor primário, à diversificação de culturas e o aumento da renda na agricultura familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a regional da Emater de Santa Rosa, reuniu a Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA) para debater a elaboração de um plano de marketing à entidade.

Atendendo ao convite da SDR, o palestrante do encontro foi o coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater de Santa Rosa, Marcos Eduardo Servat, proporcionando maior conhecimento sobre o empreendedorismo, estratégias de marketing a importância do olhar coletivo para a associação

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, observa que a reunião proporcionou conhecimento e, principalmente, abriu uma análise sobre a gestão da APROCOHSA e formas de planejar o marketing das iniciativas da mesma. “Nossa ideia é ampliar a visibilidade do trabalho dos associados da APROCOHSA e consequentemente aumentar o movimento e geração de renda para os agricultores familiares”.

A vice-presidente da APROCOHSA, Marli Rohde, considerou o encontro produtivo e avalia que trata-se da oportunidade de avaliar o trabalho da Associação e a participação de seus membros, existindo potencial para que mais feirantes venham a ocupar espaço no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Na avaliação de Marcos Servat, esse primeiro momento de atividade foi importante para conhecer melhor a realidade de cada um e como cada pessoa ou empreendimento contribui com a Associação. “ Um trabalho realizado em grupo sempre melhora os resultados e, para demonstrar isso, foram aplicadas dinâmicas, comprovando que as decisões são mais fáceis de serem tomadas quando discutidas entre todos”.

Na reunião foi iniciada uma metodologia de análise do empreendimento, o que possibilitará a identificação dos problemas e possíveis soluções com olhar interno e externo. Outro ponto destacado é a possibilidade de acompanhamento das transformações que estão ocorrendo, promover análises e levantar propostas pensando em melhorias.

A partir dos questionamentos foram sugeridas várias alternativas com a participação dos associados e também dos técnicos que trabalham na SDR. Na próxima semana será realizada mais uma etapa na qual os agricultores associados apresentarão as suas percepções sobre a Associação e a Feira dos Produtores para dar sequência aos trabalhos que levarão ao plano de marketing.

Foto: Divulgação