Santo Ângelo adere ao Programa Alimenta Brasil

  • PAB deve injetar R$ 530 mil ao ano na economia local garantindo renda mínima ao produtor e alimentos da agricultura familiar à rede de assistência soc

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 27/07/2022 às 11:08   |   Imprimir

Foi aberta oficialmente na tarde desta terça-feira, 26, a Semana Municipal da Agricultura Familiar, durante o 3º Encontro de Associações e Agroindústrias, no auditório do Centro Municipal de Cultura.

A Semana tem uma série de eventos programados até a sexta-feira, dia 29, uma promoção do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Aprocohsa, Câmara Municipal de Vereadores, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comdasa.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Jacques Barbosa assinou o termo de adesão de Santo Ângelo ao Programa Alimenta Brasil (PAB) que substitui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal e gerenciado pela SDR.

O PAB deve injetar mais de R$ 530 mil ao ano na economia local com a aquisição de alimentos e produtos das agroindústrias e da agricultura familiar. Os alimentos adquiridos pelo PAB, nos mesmos moldes do PAA, serão destinados à rede de assistência social do município e garantirão renda mínima para o produtor. “Os propósitos da gestão são: fazer a agricultura familiar e a agroindústria produzir mais, manter o jovem no meio rural preparando para a sucessão familiar e garantir mais renda ao produtor”, pontuou Jacques, explanando sobre as ações do governo desenvolvidas para o fortalecimento da agricultura e da economia de Santo Ângelo.

EM DEFESA DO AGRICULTOR

O presidente da Câmara de Vereadores, Vando Ribeiro de Souza, em sua manifestação, destacou a política permanente do prefeito Jacques Barbosa de apoio ao agricultor. “O prefeito conduz um trabalho diuturno em prol dos agricultores. Um importante trabalho em defesa de quem produz alimento, de quem produz vida”, afirmou o vereador. Ele também colocou o Poder Legislativo à disposição para debates de projetos voltados ao desenvolvimento do setor primário. Vando lembrou que a Semana Municipal da Agricultura Familiar de Santo Ângelo foi instituída por projeto do Legislativo, de autoria do vereador Maurício Loureiro.

NÚMEROS

Em sua explanação, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, apontou a Semana da Agricultura Familiar como um espaço para debates possibilidades de associativismo. Segundo o secretário, 80% das propriedades rurais de Santo Ângelo são de agricultura familiar. Conforme números da SDR, o município tem 30 associações de produtores, envolvendo mais de 400 famílias, 28 agroindústrias formalizadas e desenvolve projetos para estimular a diversificação da cultura na propriedade, como o programa recente de fruticultura, que repassou mais de 800 mudas para agricultores cadastrados.

PARTICIPAÇÃO

A abertura da semana e do 3º Encontro de Associações e Agroindústrias também teve a participação do secretário municipal de Gestão de Finanças, Luís Alberto Voese; dos vereadores Maurício Loureiro, Nivaldo Langer de Moura e Simone Lunkes; da chefe do escritório local da Emater, Márcia Dezen; do palestrante sobre Associativismo nas Relações Humanas e Desenvolvimento Econômico, coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater de Santa Rosa, Marcos Eduardo Servat; do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, Osvaldino Lucca; do coordenador de Projetos e Programas da SDR, Diomar Formenton; presidentes das associações e de produtores.

PROGRAMAÇÃO

A Semana da Agricultura Familiar abriu nesta segunda-feira, 25, com participação das entidades organizadoras na sessão da Câmara de Vereadores. Na terça (26) aconteceu o tradicional Café com a Imprensa, fornecido pela Aprocohsa, no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Para esta quinta-feira (28), às 9 horas, a apresentação do projeto sobre a cultura do Lúpulo, com Raul Mollmann, acadêmico da Faculdade Santo Ângelo (Fasa), na Prefeitura de Santo Ângelo.

A programação encerra na sexta-feira (29), às 9 horas, com reunião técnica sobre a cultura do milho, reunindo o público alvo do Programa Estadual de Troca-Troca de Sementes, no Centro Municipal de Cultura. Às 19h30min, na sede da Etnia Polonesa, será realizado o lançamento da programação de eventos da 10ª Feaagri Missões, com degustação de produtos da agricultura familiar.

Fotos: Fernando Gomes