SDR repassa mudas de frutíferas para produtores

  • Município investiu R$ 14,7 mil para contemplar agricultores que abastecem os programas institucionais geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 29/07/2022 às 15:12   |   Imprimir

O Programa de Fruticultura do Governo Municipal gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) ganhou impulso na manhã desta sexta-feira, 29, com o repasse de 830 mudas de frutíferas de diferentes variedades para onze produtores cadastrados, representando um investimento de mais de R$ 14 mil.

Foram distribuídas mudas de laranja suco, laranja de umbigo, figo, bergamota ponkan, bergamota montenegrina, pêssego, videira e ameixa nêspera, conforme a demanda dos produtores, que tradicionalmente produzem frutas e que abastecem parcialmente os programas institucionais de alimentação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Alimenta Brasil (PAB) e projetos desenvolvidos pelo município por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O Programa de Fruticultura foi instituído pelo município para incentivar a geração de emprego e renda no meio rural, como uma alternativa para a diversificação de cultura na propriedade rural familiar e para atender a demanda de produção das agroindústrias e do mercado consumidor de Santo Ângelo.

Presente no ato de repasse das mudas, o prefeito Jacques Barbosa lembrou que o Programa Municipal de Fruticultura surgiu depois de visitas às agroindústrias locais e a constatação da dificuldade de matéria-prima para o aumento da produção de sucos, geleias e outras compotas, além de ampliar a capacidade para mitigar a demanda consumidora local. Jacques também destacou a parceria com as entidades do setor primário para o fortalecimento dos projetos de desenvolvimento. “Nossa prioridade é manter um cenário favorável para o desenvolvimento do meio rural. Estimular a produção diversificada é garantir mais renda às famílias e emprego no campo”, assinalou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, também se manifestou e reforçou que o programa é mais um da pasta para estimular a diversificação e a geração de renda na produção da agricultura familiar.

ACOMPANHAMENTO

O coordenador de Programas e Projetos da SDR, Diomar Formenton, falou sobre a parceria estabelecida com a Emater e com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo (Comdasa) na implantação e na condução do Programa de Fruticultura. Em conjunto com a Emater, a SDR fez o acompanhamento na propriedade rural, com a cedência de maquinário para a abertura dos “berços” para o plantio de mudas e prestará a assistência técnica até o desenvolvimento das plantas.

Formenton declarou ainda que a SDR utilizou critérios técnicos para a aquisição das mudas em viveiros licenciados pelo Estado, garantindo a qualidade da produção.

Também participaram do ato, a chefe do Escritório local da Emater, Márcia Dezen; os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, presidente Daniel Casarin e o vice, Osvaldino Lucca; além de produtores integrantes do programa e líderes de associações.

Fotos: Fernando Gomes